Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Perdeu o primeiro prazo? Alunos podem renovar matrícula ou fazer ajustes de 18 a 20 de outubro

Procedimento é feito pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o SIGAA

Estudantes que perderam o primeiro prazo da renovação de matrícula para o semestre letivo 2021.2 ou precisam fazer algum ajuste terão um novo prazo. De 18 a 20 de outubro, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), será possível acertar qualquer pendência. Vale lembrar que, para este semestre letivo, o procedimento é obrigatório para os alunos de cursos técnicos concomitantes ou subsequentes e de graduação.

A renovação é necessária para que os alunos das modalidades cursem as disciplinas do semestre, que serão ofertadas entre o fim deste mês e o início de março de 2022. Caso haja dúvidas sobre a renovação de matrícula on-line, os estudantes podem entrar em contato com a secretaria pelo número (32) 9 8469 7150 ou pelo e-mail secretaria.santosdumont@ifsudestemg.edu.br. Discentes de outras modalidades, a exemplo dos cursos técnicos integrados, não precisam realizar a matrícula on-line para o segundo semestre letivo.

Veja aqui um tutorial para renovação de matrícula para alunos de cursos técnicos concomitantes ou subsequentes e de graduação (inicialmente publicado pelo Campus Muriaé do IF Sudeste MG)

A importância dos dados atualizados

Todos os alunos, porém, devem manter atualizados no SIGAA seus dados relativos a renda e estrutura familiar. Se você já precisar acessar o sistema para renovar a matrícula, vale demais conferir se todas as informações estão corretas e atuais. E, mesmo se agora não for necessário renovar a matrícula (caso dos alunos de cursos integrados), é muito importante conferir se há algum dado que não corresponda à situação de renda e estrutura familiar deste momento. E por que isso é importante?

O Programa de Assistência Estudantil a cada ano depende desses dados atualizados para o envio dos recursos necessários às políticas públicas que garantam que os alunos de baixa renda, além de ingressar na instituição, tenham condições mínimas para permanecer estudando até a conclusão do curso. Quando os alunos não atualizam seus dados ou não declaram sua renda, nós perdemos recursos e, assim, os benefícios não chegam para todos e todas que precisam.

*Com informações inicialmente compartilhadas pelo Comitê de Comunicação e Marketing do IF Sudeste MG