Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Por desempenho na Obmep, estudante do 1º ano recebe moção de congratulação da Câmara Municipal de Santos Dumont
conteúdo

Destaque

Por desempenho na Obmep, estudante do 1º ano recebe moção de congratulação da Câmara Municipal de Santos Dumont

Júlia Mariane Pereira da Silva conquistou premiações nos níveis 1 e 2 da Obmep, no Ensino Fundamental
#pratodosverem: Imagem mostra vereadores, professores e familiares ao lado de Júlia Mariane, com a placa de moção de congratulação, na Câmara Municipal de Santos Dumont

#pratodosverem: Imagem mostra vereadores, professores e familiares ao lado de Júlia Mariane, com a placa de moção de congratulação, na Câmara Municipal de Santos Dumont

A estudante Júlia Mariane Pereira da Silva aprendeu cedo a fazer conexões entre os números e a vida. A capacidade de perceber como operações matemáticas explicam o mundo trouxe premiações e conhecimento. Hoje no 1º ano do curso técnico em Mecânica integrado no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, ela coleciona medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), conquistadas quando era aluna da E. M. Professora Maria Aparecida Dias, de Dores do Paraibuna, no Ensino Fundamental. Na última terça (9), a Câmara Municipal de Santos Dumont reconheceu essa trajetória de sucesso. 

 Júlia recebeu na sede do Legislativo Municipal uma moção de congratulação em referência a seu desempenho na Obmep em 2024, quando obteve a medalha de prata em nível nacional e a de ouro em âmbito regional.

Algumas das premiações conquistadas por Júlia
2021: Concurso de redação do Rotary Club de SD (1º lugar)
2022: Obmep (bronze - nacional)
2023: Aluna destaque na E. M. Professora Maria Aparecida Dias
2023: Maratona Tech
2023: Obmep (menção honrosa)
2024: Mérito escolar Oswaldo H. Castello Branco (Rotary Club de SD)
2024: Obmep (ouro - regional)
2024: Obmep (prata - nacional)

Entender que as questões da Obmep não eram meramente abstratas e se conectavam com o mundo real foi uma etapa fundamental para Júlia se interessar pelo assunto. “Comecei a estudar e vi que algumas questões falavam sobre situações cotidianas. Então a Matemática é muito abrangente”, explicou em discurso na Câmara Municipal.  

Ao participar de diversas edições da Olimpíada, Júlia se adaptou às mudanças. “Fui analisando provas anteriores e vendo como poderia melhorar. A evolução que tive nos hábitos, na rotina e nas descobertas veio porque persisti (…). Quero continuar evoluindo, mas também sou grata por tudo que tenho. Todas essas conquistas são muito gratificantes para mim”, concluiu a estudante, que reforçou seu princípio de não desistir e agradeceu a todas as pessoas que a apoiaram no percurso.  

Após a solenidade, Júlia falou sobre a importância do crescente interesse das meninas e mulheres pela Matemática e as Ciências Exatas em geral: "todas as pessoas, tanto meninos quanto meninas, têm potencial para avançarem nos estudos".  

O IF parabeniza Júlia, familiares, professores e a E. M. Profª Maria Aparecida Dias pelas conquistas obtidas até hoje e se orgulha de fazer parte dessa jornada a partir de 2025.

registrado em: