Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Professora apresenta trabalho desenvolvido em Conceição do Formoso
conteúdo

Geral

Professora apresenta trabalho desenvolvido em Conceição do Formoso

Projetos têm o objetivo de fomentar e rentabilizar o Turismo no distrito de Santos Dumont
Professora Geísa Soares (terceira a partir da esquerda), ao lado de outros expositores do grupo de trabalho Gestão e Planejamento do Turismo.

Professora Geísa Soares (terceira a partir da esquerda), ao lado de outros expositores do grupo de trabalho Gestão e Planejamento do Turismo.

Há mais de dois anos, o Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG desenvolve, em parceria com a comunidade local, um trabalho que busca fomentar e rentabilizar o Turismo em Conceição do Formoso. Coordenadora do projeto “Turismo é bom e dá trabalho”, que iniciou o ciclo no distrito de Santos Dumont, a professora Geísa Soares apresentou, no início deste mês (2 e 3 de agosto), essa experiência do Turismo de base comunitária durante o III Seminário Nacional de Turismo e Cultura, no Rio de Janeiro.

“À luz da reflexão do artesão mineiro Tião Paineira, que disse 'quem molha o chão é a garoa, e não a tempestade', a equipe do projeto está orgulhosa dos desafios transpostos e dos excelentes resultados alcançados. Acreditamos neste trabalho compartilhado, planejado e participativo, que com o tempo trará bons frutos”, avaliou a professora Geísa, que atualmente cursa doutorado em Museologia e Patrimônio na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

O “trabalho de formiguinha”, como a professora costuma se referir a essa parceria, já rendeu cursos de capacitação em recepção a turistas para a comunidade local e uma série de atividades pontuais que contribuem com o fomento do Turismo no distrito, como expedições à Cachoeira da Fumaça.

As ações continuam em 2019 com o projeto “Destino Formoso”, coordenado pela servidora Iara Nascimento, que aprimora a parceria com a Associação de Turismo de Conceição do Formoso, segue trabalhando diretamente com a comunidade local e também em aspectos como pertencimento, identidade e Economia Criativa.

O distrito será sede da II Feira Literária de Santos Dumont (Flisd), com apoio do IF Sudeste MG, de 30 de agosto a 1º de setembro.

registrado em: