Geral
Projeto Arvoração realiza atividades práticas e de educação ambiental em Miradouro e Reduto (MG)
As paisagens naturais do Sítio Alegria, em Monte Alverne (Miradouro/MG), e da Grota da Garapa, em Guarani (Reduto/MG), receberam em 29, 30 e 31 de agosto uma série de atividades do projeto “Arvoração”, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. A iniciativa une práticas de escalada, vivências em grupo e educação ambiental promovidas por servidores e estudantes das unidades de Santos Dumont, Manhuaçu e Muriaé da instituição.
Parte da equipe realizou em 29 de agosto uma visita técnica ao Sistema Agroflorestal (SAF) do Sítio Alegria. A ação contou com a participação de estudantes da Escola Estadual Maria Rosa de Freitas, de Fervedouro/MG.
A atividade com os alunos teve recepção, café de boas-vindas, bate-papo sobre a produção de cafés especiais e os Sistemas Agroflorestais (SAF), seguida de uma caminhada pelas áreas reabilitadas do entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, enquanto se discutia o papel das árvores para a conservação dos muriquis — espécie de primata ameaçada de extinção e típica da Mata Atlântica.
Os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar uma demonstração de poda segura em altura, conduzida pela equipe do projeto Arvoração. O encontro integrou ações de educação ambiental, agroecologia e conservação, promovendo o contato direto de diferentes públicos com práticas e realidades do meio rural.
Trabalho em equipe e solidariedade
Em 30 de agosto, parte da equipe chegou entusiasmada à Grota da Garapa. Já com a outra turma, como ensina a vida no campo, nem tudo fluiu conforme o planejado. O professor Helton Nonato e dois dos escaladores (Thiago Gomide - Monte Alverne - e Fábio Fernando - Muriaé) não puderam participar da ação por conta de um imprevisto com o veículo no trajeto. O contratempo, longe de interromper os planos, evidenciou a força do trabalho coletivo e da rede de apoio que sustenta o projeto.
A atividade na Grota da Garapa seguiu com o apoio do escalador Raphael Siqueira, que fez o treinamento e participou da equipe colaborando com o grupo de escaladores da Alemanha, no ano passado. Também atuaram na ação a bolsista Keit Moreira (Campus Manhuaçu) e a professora Edivânia Duarte (Campus Muriaé). Também não faltaram gestos de solidariedade pelo caminho, com cafés quentes, incentivo nos momentos desafiadores e apoio também dos servidores dos campi envolvidos, que se ajudavam na busca de soluções.
A equipe do Arvoração agradece imensamente a todos e todas que, direta ou indiretamente, contribuíram para que essas ações fossem possíveis. A caminhada é coletiva e nos imprevistos os laços de colaboração foram fortalecidos com criatividade, amizade e solidariedade. O projeto segue firme, escalando novas alturas, conectando pessoas e alimentando sentimentos que fortalecem a educação pública, gratuita e transformadora.
Próximas atividades
IF Sudeste MG, Campus Muriaé
- 24/09 - participação e demonstração
- 16 a 19/09 - participação e demonstração
IF Sudeste MG, Campus Manhuaçu
- 10/10 - participação e demonstração
IF Sudeste MG, Campus Santos Dumont - Horto Florestal / Santos Dumont
- 25/10 - demonstração
EFA Puris – Araponga/MG
- 10 a 21/11 - demonstração
- 19 a 29/11 - roda de conversa com equipe alemã
*Informações e imagens compartilhadas pela jornalista Simone Moreira, da assessoria do projeto Arvoração




