Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Projeto "IF para Todo Mundo" tem apresentação das ações de AEE no município de Santos Dumont
conteúdo

Geral

Projeto "IF para Todo Mundo" tem apresentação das ações de AEE no município de Santos Dumont

Coordenadoras do Atendimento Educacional Especializado na cidade participaram do evento de fevereiro da iniciativa

O projeto "IF para Todo Mundo", do Campus Santos Dumont, viabilizou uma conversa muito importante na quinta-feira (24). Em uma plataforma de videochamadas, profissionais da unidade do IF Sudeste MG e de outras instituições tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho de Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado em Santos Dumont. As professoras Olívia de Castro Oliveira Bento e Ináh Lige Ribeiro Ramos Rosa, coordenadoras do AEE no município, apresentaram as ações, esclareceram dúvidas e abriram o debate sobre o assunto na sala virtual.

O AEE parte do princípio de que todas as pessoas têm direito a uma Educação de qualidade, com um contexto capaz de se adaptar a necessidades especiais. "AEE não é reforço escolar", como enfatizaram as professoras. Demanda, além de estrutura adequada, profissionais e trabalho cotidiano, medidas como articulação pedagógica com os docentes, o envolvimento e a orientação das famílias e a participação dos estudantes na sociedade. A Prefeitura de Santos Dumont realiza projetos neste campo em parceria com outras instituições e também considera a possibilidade de ações em conjunto com o próprio Instituto Federal.

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e mestra em Letras, a professora Olívia atua em AEE também na Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. A professora Ináh, também pedagoga, além de especialista em Educação Especial e Gestão da Educacional, é diretora das Escolas Municipais Malaque Neif Haddad e Elza de Medeiros Nicoliche. Ambas as profissionais prestam ainda assessoria pedagógica, por meio de Formação Continuada para Educação Especial, em Ewbank da Câmara.

O projeto “IF para Todo Mundo” é coordenado pelas servidoras do Campus Santos Dumont Luciana Sarmento, psicóloga, e Luciana Dornellas, revisora de texto Braille.

registrado em: