Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Projeto (R)Existências promoverá debate sobre Movimento Negro

Projeto (R)Existências promoverá debate sobre Movimento Negro

Em maio, iniciativa discutiu a pauta "Migração"; cada mês será destinado a um tema

À esquerda, professora Vanda Ferreira, sentada à mesa, sorri. À direita, uma boneca namoradeira está posicionada sobre a mesa.

O projeto (R)Existências, do Campus Santos Dumont, propõe mensalmente o debate sobre os direitos e a dignidade de grupos que se engajam em lutas históricas por igualdade. Após as atividades relacionadas à migração, em maio, a iniciativa abre espaço em junho para o movimento negro. Na quarta-feira, 7 de agosto, a unidade do IF Sudeste MG receberá a partir das 15h o evento “Colorismo negro: pelos direitos das existências de todos os tons”, aberto a todos os públicos.

Durante todo o mês de junho, professores da unidade levaram às salas de aula a discussão sobre o movimento negro. Conforme ocorreu em maio, a proposta é concluir o ciclo agora, em agosto, com a presença de convidados que exponham seu envolvimento direto com o tema. O evento da próxima quarta terá mesa de debates, danças, poesias e narração de histórias. Tudo para entender o movimento negro, suas diversas manifestações, cultura, arte e, claro, a luta contra o racismo.

A atividade contará com a presença de dois representantes do Coletivo Vozes da Rua, de Juiz de Fora: Adenilde Petrina Bispo, doutora Honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e uma das principais referências do movimento negro e da militância pela democratização da comunicação na cidade, e Markim, dançarino de break e arte-educador que trabalha com cultura hip-hop há dez anos. Ambos, aliás, estiveram recentemente no Campus Santos Dumont. Em 4 de junho, eles participaram da Semana Acadêmica da instituição, evento paralelo ao Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Sudeste MG.

A professora (Prefeitura Municipal de Juiz de Fora) e contadora de histórias Vanda Maria Ferreira também estará no Campus Santos Dumont na quarta-feira. Integrante do grupo Caravanas de Histórias e da LeiaJF (Liga de escritores, ilustradores e autores de Juiz de Fora), ela leva ao público apresentações de contos, mitos e lendas populares por meio de sua personagem Odara Dandara.

Escritor e poeta, Matheus de Araújo fecha a lista de convidados. Ele é técnico em Mecânica pelo Cefet/RJ (Ensino Médio integrado), estudante de Letras - Literaturas na UFRJ, colunista de literatura marginal no coletivo virtual Black Panther DNA e ainda atua como baterista e fotógrafo.

O projeto (R)Existências é coordenado pelos professores Bia Possato, do Campus Santos Dumont, e Helton Nonato, do Campus São João del-Rei do IF Sudeste MG.

O poeta Matheus Araújo fala ao microfone, ergue a mão direita e põe a mão esquerda no peito