Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Público prestigia lançamento do livro “Mar alto” no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG
conteúdo

Geral

Público prestigia lançamento do livro “Mar alto” no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG

Obra impressa pela Editora Gaya reúne poesias de autoria do professor de Matemática Marcony Meneguelli Alhadas, do Instituto Federal
#pratodosverem: Imagem mostra professor Marcony Meneguelli Alhadas declamando uma poesia durante o evento de lançamento do livro "Mar alto".

#pratodosverem: Imagem mostra professor Marcony Meneguelli Alhadas declamando uma poesia durante o evento de lançamento do livro "Mar alto".

O livro "Mar alto", que traz poesias de autoria do professor Marcony Meneguelli Alhadas, do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, teve seu lançamento na unidade do Instituto Federal na manhã do último sábado, 5 de novembro. Na programação da Jornada de Ciência e Tecnologia 2022, o evento foi realizado no espaço de convivência do Bloco 1 da unidade, que recebeu estudantes, servidores e público externo. 

A ação, mediada pelo diretor-geral do Campus Santos Dumont, Benedito Carvalho, contou com a participação de amigos de Marcony. A exemplo de Kiko Loçasso, autor dos textos das chamadas “orelhas” do livro, que concedeu uma entrevista sobre o papel da arte e da cultura em nossas vidas. Kiko, Christiane Franco e o próprio Marcony declamaram poesias, oferecendo aos textos um ritmo e uma interpretação capazes de ressignificá-los. As apresentações musicais foram de Marcus Vinícius Montessi do Amaral. 

“Mar alto” é o primeiro livro publicado pelo autor, que já havia participado de coletâneas e ocupa a cadeira 215 da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências “A Palavra do Século 21” – ALPAS 21 (sediada em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul). Além de escritor, Marcony é professor de Matemática. As duas funções podem parecer distantes à primeira vista, mas não são incompatíveis e podem até ser complementares, como avalia o docente. 

“Acredito que somos seres múltiplos e trazemos aptidões diversas, que demonstram as facetas diferentes que fazem parte da nossa personalidade”, reflete o professor. “Se a gente for parar para pensar, muitas pessoas dizem ter hobbies que são supostamente desconectados de sua atuação profissional. Isso mostra que existe naquela pessoa uma outra parte dela que vibra, se direciona e gravita em torno desta outra área. Quer seja do saber específico ou outra área de um saber mais prático. Entendo que somos muito complexos para sermos restritos a uma só área”. 

Um exemplo claro da complementaridade de diferentes campos do conhecimento pode ser verificado nas próprias formações técnicas que o IF oferece de maneira integrada ao Ensino Médio. “Para os alunos do (curso técnico em) Guia de Turismo, um desenvolvimento no âmbito das Ciências Exatas proporciona, por exemplo, evolução em raciocínio lógico, que é parte importante do trabalho deste profissional. Pensando em Eletrotécnica e Mecânica, ao se direcionarem para as artes em geral, desenvolvem a sensibilidade, que é necessária em qualquer relação humana, no trato com as pessoas. Esse ganho é para a vida como um todo”, completa o escritor e professor. 

Após as apresentações, Marcony autografou exemplares. Um deles foi cedido à Biblioteca Acyr Loureiro Lima, do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.

registrado em: