Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > ReMatematizando: projeto de ensino oferece novas oportunidades de aprendizagem a estudantes

Ação propõe desenvolvimento matemático a partir de atividades das quais os alunos são protagonistas
#pratodosverem: Imagem mostra alunos do IF Sudeste MG e professores José Ronaldo Araújo e Lectícia Sobreiro durante atividade no Laboratório de Matemática do projeto "ReMatematizando". Os alunos estão sentados ao redor de uma das mesas do laboratório. Os professores, em pé, orientam a turma.

Um dos novos projetos de ensino do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG traz possibilidades de construção do conhecimento matemático a partir de atividades das quais os nossos estudantes são protagonistas. “ReMatematizando” não oferece aulas de reforço, mas ações que permitem aos participantes uma série de conexões que fomentam a aprendizagem da Matemática.

“Como é um projeto de ensino, não poderíamos trabalhar com aulas convencionais”, explica um dos colaboradores do projeto, professor José Ronaldo Araújo. “Então estamos propondo a resolução de problemas e a utilização de recursos oferecidos pela própria instituição – como os Laboratórios de Informática – para que as questões relacionadas a esses objetos de conhecimento matemático possam ser discutidas a partir do que eles acessam nas redes sociais e nas diversas mídias. Então a proposta é que seja uma outra dimensão do ensino, para que eles acessem esse conhecimento que ainda lhes falta”.

“Por exemplo, temos recorrentemente utilizado softwares como GeoGebra para a construção de representações de objetos geométricos. Trabalhamos muito com os alunos indo até o quadro e com grupos. A ideia é que seja um projeto de ensino participativo, diferentemente de uma clássica aula de reforço”, completa o professor, que trabalha no projeto ao lado da professora Lectícia Sobreiro, da estudante bolsista Anna Beatriz de Oliveira e da coordenadora Maria Cristina Lima, pedagoga e orientadora educacional no Campus Santos Dumont.

O ReMatematizando tem encontros semanais às quartas-feiras, das 13h15 às 16h. Se você tiver interesse em se juntar à turma, pode se inscrever a qualquer momento. Acesse por linktr.ee/ifsudestemgsd

Por que “ReMatematizando”?
“Considerando o objetivo, que é abordar tópicos em que os alunos possam ter algumas dificuldades, a ideia é 'rematematizar', trazer outra abordagem e outra oportunidade de aprendizagem em relação à que eles tiveram num primeiro momento”, elucida o professor José Ronaldo.