Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Santos Dumont celebra neste domingo 80 anos de fundação da Escola Profissional

Santos Dumont celebra neste domingo 80 anos de fundação da Escola Profissional

A data, 23 de maio de 1941, iniciou linha do tempo de oferta de ensino profissional no município
#pratodosverem: Imagem mostra fachada da antiga Escola Profissional Fernando Guimarães. Foto: Arquivo institucional.

Santos Dumont celebra neste domingo, 23 de maio, os 80 anos da fundação de sua Escola Profissional. Antecedida pela Escola Profissional Fernando Guimarães (1941 a 1970), pelo Centro de Formação Profissional (1976 a 2004) e pelo Centro Municipal de Educação Profissional (2004 a 2010), a unidade local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais traz à memória uma trajetória muito marcante, de décadas especiais para os sandumonenses. Há 11 anos na Terra do Pai da Aviação, atuando na formação de profissionais e cidadãos em diversos níveis, hoje do Ensino Médio à pós-graduação, o IF Sudeste MG herda um legado que implica honra e responsabilidade.

Desde 23 de maio de 1941, o especial e histórico espaço do Quarto Depósito mudou bastante, mas ainda é possível reconhecê-lo em cada imagem e instante resgatados de uma linha do tempo de 80 anos. Separadas pelas décadas, as instituições tiveram gestores, instrutores, professores e alunos que escreveram belas páginas. Portanto, é com admiração e respeito que devem ser lembrados todos aqueles que iniciaram, dignificaram, enriqueceram e sustentaram essa jornada, a exemplo de Acyr Loureiro Lima, que hoje oferece seu nome à Biblioteca do IF Sudeste MG.

"É um legado histórico, do qual, desde 2010, o Campus Santos Dumont do Instituto Federal passou a fazer a parte", lembrou o novo diretor-geral da unidade, Benedito Carvalho, durante a cerimônia simbólica da transmissão de cargo de reitor e posse de diretores do IF Sudeste MG, na última terça-feira (18). "Precisamos reverenciar, honrar, homenagear e preservar (esse legado), mas também dar continuidade. Tenho absoluta certeza de que a comunidade do Campus Santos Dumont abraçou também a missão de evolução e desenvolvimento da educação profissional no município. Não só para seus habitantes, mas também para todos os cidadãos que nos procurarem em busca de formação nos mais diversos níveis e modalidades".

Parabéns a todas as pessoas que fazem parte de uma tradição de 80 anos, da qual Santos Dumont tanto se orgulha.