Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Servidores e alunos que frequentam campus durante pandemia recebem EPIs

Servidores e alunos que frequentam campus durante pandemia recebem EPIs

Equipamentos são fornecidos pela Comissão Interna de Avaliação e Prevenção do Risco de Acidentes de Trabalho (Ciaprat)
#pratodosverem: Imagem mostra kits de proteção individual, que incluem dois tipos de máscaras, protetores auriculares e um guia para orientar seu uso e conservação

Com aulas paralisadas e trabalho preferencialmente remoto para servidores, a circulação de pessoas foi muito reduzida no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG durante a pandemia da Covid-19. No entanto, mesmo neste período, alguns profissionais e eventualmente estudantes precisam ir até a instituição, até para conduzir os projetos de enfrentamento ao novo coronavírus. Pensando na segurança dessas pessoas, a Comissão Interna de Avaliação e Prevenção do Risco de Acidentes de Trabalho (Ciaprat) do campus fornece continuamente equipamentos de proteção individual (EPIs) a quem precisa trabalhar presencialmente. Ontem (26), por exemplo, nove pessoas receberam kits.

Os três orientadores e os dois alunos bolsistas do projeto que atua no reparo de bens do sistema público de Saúde (nesta primeira etapa, do Hospital de Misericórdia de Santos Dumont) tiveram acesso a kits com dez máscaras hospitalares, uma máscara N95, dois protetores auriculares e um guia que orienta sobre uso e conservação de máscaras. Quatro vigias e vigilantes terceirizados receberam os mesmos itens, à exceção dos protetores auriculares. Em nome da Ciaprat, o técnico de Laboratório Igor Oliveira realizou a entrega.

Em março, mês em que o calendário acadêmico foi suspenso, a comissão disponibilizou a profissionais da Unidade Básica de Saúde do Bairro Boa Vista e da 63ª Companhia de Política Militar de Santos Dumont - vizinhos ao IF Sudeste MG - um total de 1000 máscaras hospitalares e vinte máscaras N95, também para utilização durante a pandemia do novo coronavírus. Cada servidor do Campus Santos Dumont também já havia recebido equipamentos de proteção imediatamente antes da suspensão das aulas.

Todas essas iniciativas da Ciaprat se somam a projetos de extensão como  o "IFight", que visa à produção de diversos EPIs para atender profissionais de Saúde de Santos Dumont. Você pode saber mais sobre a ação aqui.