Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Sinergia: confira a entrevista com a estagiária Marcelle Cerqueira (Administração)

Ensino

Aluna do curso técnico em Administração faz estágio na Direção de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Santos Dumont
#pratodosverem: Imagem mostra estagiária Marcelle Cerqueira na sala da Direção de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Ela está digitando e lendo a tela de um laptop.

A última entrevista da série "Sinergia", que apresenta as perspectivas de estudantes do Campus Santos Dumont que também fazem estágio na instituição, traz o ponto de vista da aluna Marcelle Cerqueira, do curso técnico em Administração. Há cerca de dois meses, Marcelle é estagiária na Direção de Extensão, Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Deppi). A atuação na Assessoria de Estágio, um dos setores da Deppi, permite a ela participar da trajetória de estudantes que também buscam ampliar horizontes por meio das práticas profissionais, rumo à formatura e ao exercício da profissão. Confira a conversa:

Por que você decidiu prestar o Processo Seletivo para o curso técnico em Administração?
Eu tinha uma loja no Instagram na época. Então, havia o interesse em me qualificar para a administração deste meu projeto. No entanto, depois eu decidi me dedicar a outras atividades (atualmente, Marcelle trabalha como jovem aprendiz de manhã na empresa STD Containers, faz o estágio no IF à tarde e cursa o técnico em Administração à noite, além de administrar a loja de doces, pudins e bolos caseiros da esposa). Também pretendo ampliar meu conhecimento e minha capacitação na área com o curso de graduação em Administração, depois de concluir o técnico.

Seu interesse pela área cresceu ao longo do curso?
Sem dúvida. Pelas disciplinas e também a partir do estágio aqui na Deppi, pois estou começando a aprender na prática, o que está me ajudando muito em relação ao próprio ensino no curso.

Quais conexões você vê entre o estágio e o curso?
Tem muito de Recursos Humanos (RH). Como trabalho na Assessoria de Estágio, converso e oriento bastante os estudantes sobre oportunidades, com a supervisão da Marcela (Bertolin, assessora de estágio do Campus Santos Dumont). Também atuo no desenvolvimento de planilhas que simplificam processos aqui no setor. Isso também tem relação com Informática.

O estágio mudou sua percepção sobre RH?
Sim. Eu não tinha muito interesse, mas o estágio me abriu os olhos para esta área, que é muito interessante, porque é uma oportunidade de ajudar as pessoas. São estudantes da mesma forma que eu, buscando se formar.

Como funciona esse acompanhamento dos estagiários?
Divulgamos a vaga para os estudantes e os orientamos para o cadastro. Em determinados casos, podemos ajudar na confecção do currículo, por exemplo. Em seguida, caso o(a) aluno(a) seja selecionado(a), fazemos o contrato e o TCE (Termo de Compromisso de Estágio). Depois ficamos à disposição para tirar todas as dúvidas durante o processo. Isso aconteceu também comigo - a Marcela me passou todas as orientações quando fui selecionada para o estágio aqui na Deppi. Então, é um acompanhamento total liderado por ela.

O estágio também tem sido uma oportunidade para aprender a utilizar novas ferramentas?
Sem dúvida. Os servidores aqui do setor me incentivam muito ao estudo. Se eu não tenho pendências, posso me qualificar para o uso de ferramentas que são úteis no dia a dia. Agora, por exemplo, estou estudando sobre o Power BI (serviço de análise de dados e de negócios desenvolvido pela Microsoft) gratuitamente pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública).

registrado em: ,