Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Sinergia: conheça as experiências da estagiária Joana Costa, do curso técnico em Administração

Joana é estagiária no setor de Materiais, Patrimônio e Transporte do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG
#pratodosverem: Imagem mostra estagiária Joana Costa, aluna do curso técnico em Administração do IF Sudeste MG

No segundo bate-papo da série "Sinergia", em que entrevistamos estagiárias e estagiários do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG que também estudam na instituição, conversamos com Joana Costa, que concluiu recentemente as disciplinas do curso técnico em Administração e faz, há quase um ano, estágio no setor de Materiais, Patrimônio e Transporte (Direção de Administração). Confira:

Por que você decidiu cursar a formação técnica em Administração no IF Sudeste MG?

Meu primo faz Licenciatura em Matemática, e meu namorado cursa Eletrotécnica aqui no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. Conversando com eles, comecei a pensar sobre as possibilidades do mercado de trabalho e também concursos públicos. Mesmo que não fosse inicialmente minha área favorita, a Administração passou a ser uma opção.

Essa sua percepção sobre o campo da Administração, com o curso e o estágio, mudou um pouco?

Mudou, sem dúvida. Hoje eu penso em fazer também o curso de graduação em Administração.

Como foi a experiência no curso, ao longo de três semestres?

Foi boa e tranquila, tanto com os colegas quanto com os professores, especialmente a partir do segundo período (pelo fato de o primeiro ter sido ainda em Ensino Remoto Emergencial, por conta da pandemia de Covid-19). A área que mais despertou meu interesse foi a Logística, até por não haver uma rotina repetitiva. É como o que acontece aqui no estágio (no setor de Materiais, Patrimônio e Transporte da Direção de Administração), em que estamos sempre lidando diretamente com as pessoas.

Como é seu dia a dia no estágio?

Faço a distribuição dos materiais a partir das solicitações dos servidores, a verificação das notas fiscais e a organização da documentação para enviar às empresas (que fornecem materiais ao IF Sudeste MG).

O que o estágio traz de aprendizado?

É um aprendizado diário, tanto do ponto de vista técnico quanto em relação a lidar com pessoas. Vou levar para minha vida.

Quais são seus objetivos profissionais mais imediatos?

Minha ideia sempre foi ingressar no serviço público. Agora estou estudando para concurso.

De que forma você avalia a proposta do IF Sudeste MG de oferecer vagas de estágio para os próprios alunos?

Passar pelo IF não só como aluna, mas também como estagiária, é enriquecedor nos âmbitos pessoal e profissional. Tomara que mais alunos possam ter essa oportunidade.