Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Solenidade simbólica de formatura homenageia concluintes de quatro cursos técnicos

Ensino

Turmas e estudantes que optaram por celebrar conquista acompanharam e participaram de cerimônia simbólica on-line na noite de quinta-feira
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra painel durante a solenidade, com professores André Diniz e Fernando Caneschi, Iara Nascimento, Benedito Carvalho, professor Tiago Fávero e intérprete de Libras Patrícia Iracema

Mesmo sem a chance de uma comemoração presencial, quatro turmas não deixaram de celebrar a conclusão de seus cursos técnicos no Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). Na noite de quinta-feira (27), estudantes que completaram com êxito as disciplinas das formações em Eletrotécnica, Mecânica (integradas ao Ensino Médio),  Administração e Eletrotécnica (concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio) foram homenageados em solenidade simbólica on-line transmitida ao vivo pelo canal da unidade no YouTube.

O painel de honra da solenidade, mediada pela servidora Iara Nascimento, contou com as presenças do recém-nomeado reitor do IF Sudeste MG, professor André Diniz de Oliveira, do novo diretor-geral do Campus Santos Dumont, Benedito Carvalho, do diretor de Desenvolvimento Educacional da unidade, professor Fernando Caneschi, e do paraninfo escolhido pelas turmas, professor Tiago Fávero.

Após o juramento (por Inês Alvim, do curso técnico em Administração) e tributos dedicados a todos os grupos de pessoas que contribuíram para a conquista dos formandos, os professores e funcionários homenageados pelos estudantes destinaram palavras de agradecimento e encorajamento aos novos profissionais. Em seguida, a oradora, Isabella Maria Ferreira (curso técnico em Mecânica integrado), proferiu um discurso que foi muito além da celebração pela conclusão de uma etapa.

"O curso está terminando, mas a amizade, o carinho e o respeito entre nós não devem jamais ter fim. Eis uma reflexão: a todos os colegas, professores e familiares, o sincero desejo de que cada adversidade se torne um estímulo; cada insucesso, uma lição para vida; cada vitória, um impulso para ir mais longe e buscar novos sonhos", aconselhou Isabella na parte final de sua fala.

"Estudar de forma comprometida e responsável é uma tarefa necessária, mas nunca foi fácil", ressaltou o paraninfo, professor Tiago Fávero, "e toda vez que concluímos um ciclo de estudos, precisamos celebrar. Cada uma e cada um de vocês sabe o quanto precisou sacrificar e qual o tamanho do investimento que fez para que este momento chegasse".

"Inventar, no meio de uma crise sanitária, um modelo de ensino e colocá-lo em prática foi e continua sendo uma tarefa hercúlea. Registro aqui todo o trabalho e toda a resistência dos servidores do Instituto Federal, que, de uma hora pra outra, tiveram de se reinventar, lidar com situações que nunca foram imaginadas e para as quais não foram formados. É preciso lutar e defender a Rede Federal. Nunca se esqueçam de dizer que vocês são fruto do trabalho de um Instituto Federal", acrescentou Tiago.

Em seus discursos, os professores André, Benedito e Fernando também congratularam os formandos e reforçaram a relevância do trabalho desenvolvido pelo Instituto Federal. A solenidade foi acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O Campus Santos Dumont reconhece e agradece o excelente trabalho dos intérpretes Aguilar Ribeiro, Márcia Duarte e Patrícia Iracema.

Parabéns, formandas e formandos! Como disse um dos professores homenageados, Gustavo Rosseti, o mundo é de vocês!

registrado em: ,