Geral
Turma de Guia de Turismo EAD realiza viagem técnica a São João del-Rei e Tiradentes
Estudantes do curso em Guia de Turismo EAD do Campus Santos Dumont realizaram no último sábado (28 de junho) uma viagem técnica às cidades históricas de Tiradentes e São João del-Rei. Esta é uma das atividades práticas e presenciais previstas pelo projeto pedagógico da formação. A visita faz parte da disciplina Elaboração de Roteiros Turísticos, ministrada pela professora Geísa Soares, que também orientou e participou da viagem ao lado do servidor técnico-administrativo Leonardo Jardel.
Na disciplina, os estudantes trabalham o planejamento de roteiros turísticos em todas as suas fases. Assim, a atividade do sábado funciona como um teste para que os profissionais em formação se qualifiquem para a oferta desse serviço a grupos de turistas. Durante todo o roteiro, a turma contou com o conhecimento do guia de turismo Luiz Miranda, referência em patrimônio histórico e natural das cidades.
Dois dos atrativos turísticos previstos pelo roteiro e visitados foram a Igreja Matriz de Santo Antônio (Tiradentes) e o Museu Ferroviário (São João del-Rei). "Todos os alunos presentes fizeram o guiamento nos atrativos, atividade antes orientada em aulas e encontros virtuais", detalha a professora Geísa, que também valoriza a oportunidade enquanto docente: "planejar estes roteiros técnicos dá trabalho e demanda pesquisas minuciosas e preparo do grupo, mas posso dizer que ministrar estas aulas práticas num cenário mineiro como Tiradentes e São João del-Rei é um privilégio".
"Entre igrejas centenárias, ruas de pedra e muita troca de saberes, vivemos uma verdadeira imersão nas raízes do Brasil. Mais do que aprender sobre o patrimônio histórico e cultural dessas cidades incríveis, fortalecemos o espírito de equipe", celebra a aluna Simone Nicolau.
Registrem-se agradecimentos especiais do IF Sudeste MG e do curso técnico em Guia de Turismo a todos os profissionais que contribuíram para o êxito da viagem técnica em cada etapa, do transporte à realização das atividades práticas em Tiradentes e São João del-Rei.
Foto: Leonardo Jardel