Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Últimos dias: Processo Seletivo do IF Sudeste MG tem inscrições gratuitas e abertas até esta segunda-feira (20/12)

Destaque

Para o Campus Santos Dumont, candidatos podem se cadastrar em cursos técnicos (integrados ao Ensino Médio ou não) e de graduação
#pratodosverem: Imagem mostra peça de divulgação do Processo Seletivo 2022/1, com o slogan "Novos tempos, novas oportunidades" à esquerda, a logomarca do IF  Sudeste MG do centro e o Edu, personagem que divulga a seleção, à direita.

#pratodosverem: Imagem mostra peça de divulgação do Processo Seletivo 2022/1, com o slogan "Novos tempos, novas oportunidades" à esquerda, a logomarca do IF Sudeste MG do centro e o Edu, personagem que divulga a seleção, à direita.

O Processo Seletivo 2022/1 do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), que formará as turmas para o primeiro semestre letivo do ano que vem, tem inscrições gratuitas e abertas até a próxima segunda-feira, 20 de dezembro. São mais de 3.900 vagas em cursos técnicos, pós-técnico, de graduação e de pós-graduação em dez unidades da instituição: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. Os candidatos podem se cadastrar pelo site www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo, a partir de qualquer computador com acesso à internet, ou também no atendimento presencial: em Santos Dumont (Rua Técnico Panamá, 45, Quarto Depósito), na terça ou na sexta-feira (das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h).

Assim como nas edições mais recentes da seleção para o IF Sudeste MG, não haverá provas. No caso dos cursos técnicos concomitantes/subsequentes ao Ensino Médio (aqueles que o estudante faz enquanto está no 2º ou no 3º ano em outra instituição ou depois de concluir o Ensino Médio), serão consideradas as notas obtidas em Português, Matemática, História e Geografia no 9º ano do Ensino Fundamental, mesmo critério da seleção para a modalidade pós-técnico. Para o acesso aos cursos técnicos integrados (Ensino Médio e curso técnico, ambos no IF, ao longo de três anos), valem as notas nas mesmas disciplinas no 8º ano.

Para tentar uma vaga em um curso de graduação, os candidatos deverão utilizar as notas de uma destas edições do Enem: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020. Quem não participou do Exame Nacional do Ensino Médio em um desses anos, mas fez a prova de 2021, poderá tentar uma vaga por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Já para a pós-graduação, as regras da seleção são específicas: cada um dos cursos, lato ou stricto sensu, tem um edital próprio. Todos os editais, das diferentes modalidades, estão disponíveis para consulta em www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo.

Os candidatos devem informar na inscrição o próprio CPF e um e-mail válido e seguir todos os passos do cadastro, até confirmá-lo. No momento de anexar o comprovante solicitado para as notas (declaração, boletim ou histórico escolar no caso dos cursos técnicos e Boletim do Enem para a graduação, por exemplo), vale conferir se está em um dos formatos aceitos (detalhes no edital). A lista provisória dos inscritos será divulgada em 18 de janeiro. A publicação do resultado final da seleção está prevista para 26 de janeiro, quando também serão disponibilizados os editais de matrícula.

Caso haja qualquer dúvida sobre aspectos gerais do Processo Seletivo, os candidatos devem enviar uma mensagem para copese@ifsudestemg.edu.br.

Campus Santos Dumont

Nesta seleção, a unidade de Santos Dumont tem oportunidades para três públicos diferentes e um total de 185 vagas. Quem está concluindo o Ensino Fundamental tem a chance de fazer tanto o Ensino Médio quanto a formação técnica em um curso integrado no Instituto Federal (aulas de manhã e à tarde e duração de três anos). Cada um dos cursos técnicos em Eletrotécnica, Mecânica e Guia de Turismo tem 30 vagas.

Também existem duas opções de cursos técnicos para quem busca uma qualificação profissional e uma vaga no mercado de trabalho mais rapidamente. São dois cursos da modalidade concomitante/subsequente (no momento da matrícula, em 2022, é necessário estar no 2º ou no 3º ano ou já ter concluído o Ensino Médio): Logística, do eixo de Gestão e Negócios, com aulas à tarde e duração de um ano e meio, e Manutenção de Sistemas Metroferroviários, do eixo de Controle e Processos Industriais, com aulas à noite e duração de dois anos. Estes cursos abrem, respectivamente, 30 e 35 vagas.

Com uma série de oportunidades profissionais já durante a formação, o curso de graduação do IF Sudeste MG em Santos Dumont nesta seleção é a Licenciatura em Matemática. São 21 vagas para o Processo Seletivo (o candidato usa a nota do Enem em qualquer uma destas edições: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020) e outras nove para o Sisu (o candidato poderá usar a nota do Enem 2021). Os futuros professores de Matemática terão aulas à noite e, ao longo dos quatro anos de curso, a possibilidade de valiosas experiências na formação como educadores matemáticos, tanto nas salas de aula e laboratórios do IF quanto em programas com bolsas como o Pibid e a Residência Pedagógica e projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Dúvidas específicas sobre cursos da unidade e atendimento podem ser esclarecidas por (32) 9 8469 7150 (atendimento também por WhatsApp das 9h às 17h) ou copese.santosdumont@ifsudestemg.edu.br.

registrado em: ,