Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 04 > Professora do Campus SJDR publica artigo sobre jovens trabalhadores estudantes

Professora do Campus SJDR publica artigo sobre jovens trabalhadores estudantes

Foi publicado nesta terça-feira, dia 31 de março, na Revista Gestão Organizacional, um artigo produzido por professores do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei a partir das reflexões do grupo de pesquisa Edipet (Estratégicas Didático-Pedagógicas voltadas ao Estudante-Trabalhador).

O artigo “Entre os sentidos do trabalho, prazer e sofrimento: um estudo baseado na perspectiva de jovens trabalhadores-estudantes” reflete sobre os sentidos atribuídos ao trabalho e às vivências de prazer e sofrimento na percepção de jovens trabalhadores-estudantes. Participaram do estudo 25 jovens, alunos da própria instituição.

O texto é de autoria da Professora Esther de Matos Ireno Marques em parceria com os professores Ana Carolina Chaves Ferreira, que foi professora substituta do Campus SJDR e Silas Dias Mendes Costa da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

"Esse artigo nasceu de uma necessidade de compreender o significado do trabalho para aqueles sujeitos que além de exercer uma atividade laboral também estudam. Já temos vários estudos na área de Psicologia e de Administração que abordam o significado do trabalho e sua relação com a motivação e desempenho do colaborador de uma empresa.”, afirma Professora Esther, autora do artigo.

Segundo a professora, não se encontram estudos acerca desta questão numa parcela da população que vem crescendo a cada dia: a do trabalhador que também estuda. Os resultados permitiram apresentar implicações para o cotidiano profissional dos gestores organizacionais, os quais precisam estar atentos a um grupo cercado de especificidades, o trabalhador-estudante. “Assim, para esse público, o sentido do trabalho não se restringe à remuneração ou benefícios recebidos pelo trabalho, mas envolve também a identificação com a atividade exercida na organização e a possibilidade de trabalho e estudo serem ideações concomitantes." , conclui.

Desde 2015, Esther participa do Grupo de Pesquisa em Estratégias Didático-Pedagógicas voltadas ao Estudante-Trabalhador" sob coordenação da Professora Gisele Francisca da Silva Carvalho.

Sobre o Edipet

O grupo “Estratégias didático-pedagógicas voltadas ao estudante-trabalhador” foi criado em 2014, e vem buscando estudar e acompanhar os índices de evasão dos cursos técnicos e superiores do Campus São João del-Rei e compreender o perfil do alunado, composto em grande parte de estudantes que trabalham ou já trabalharam.

A pesquisa busca trabalhar a distinção entre o conceito de “estudante-trabalhador” e o “trabalhador-estudante”. O primeiro é o aluno que trabalha, mas que possui uma atividade mais flexível, ou em que há o incentivo à qualificação, de modo que conciliar a atividade funcional e as responsabilidades acadêmicas é mais fácil do que o “trabalhador-estudante”. Este último tem um regime de trabalho pouco flexível, depende do mesmo para garantir a renda familiar e, por isso, quando há incompatibilidade com os estudos, tende a abandonar o curso.

“Além disso, os autores colocam em evidência os discursos dos entrevistados, proporcionando ao leitor uma maior aproximação com a realidade investigada. É uma leitura recomendada a qualquer sujeito que se interesse em saber mais sobra as contradições do mundo do trabalho, acirradas no contexto de "conciliação"”, salienta a Professora Gisele Carvalho, coordenadora do Edipet.

O artigo completo por ser acessado AQUI