Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 05 > Projeto do Campus SJDR traz as práticas meditativas no contexto do Coronavírus

Projeto do Campus SJDR traz as práticas meditativas no contexto do Coronavírus

#paratodosverem mulheres sentadas em posição de meditação

Um dos projetos aprovados no Edital 06/2020 da Pró-Reitoria de Extensão do IF Sudeste MG. tem como título “Práticas meditativas (Mindfulness) para a promoção da qualidade de vida no contexto de enfrentamento ao Covid-19”. O objetivo será desenvolver uma série de atividades, que terão por base a aplicação de práticas meditativas
Coordenado pelo Professor Alex Terzi, do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei, tem ainda os professores Carlos Augusto Tavares e Fernanda Aihara como coorientadores das duas alunas bolsistas (Letras e de Gestão de Recursos Humanos).

Instrutor certificado pelo Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pelo Instituto Ciência Contemplativa (Kindfulness), Alex possui um pós-doutorado nas áreas de Mindfulness e Estudos da Linguagem (UNIFESP/UFOP). No Campus São João del-Rei, coordena projetos nessa temática há cinco anos e, atualmente, ministra a disciplina “Meditação e Qualidade de Vida nas Organizações”, na pós-graduação em “Qualidade de Vida nas Organizações”.

O projeto de extensão tem por objetivo desenvolver uma série de atividades, que terão por base a aplicação de práticas meditativas (Mindfulness e Kindfulness), a um público-alvo constituído por discentes e servidores do IF Sudeste MG, bem como por pessoas da comunidade externa.

Destacam-se as seguintes ações, que serão executadas, inteiramente, online: produção de vídeos sobre meditação, com práticas guiadas; o grupo “Medita IF”, que se reúne, semanalmente, para discussão de um tema e uma prática ao vivo; a realização de “lives” semanais; a oferta de um curso, com duração de 8 semanas, para vivência de práticas meditativas, a um grupo de 30 participantes.

"Espera-se que os participantes possam ter condições de desenvolver habilidades que lhes promovam autorregulação emocional e melhor manejo dos pensamentos, prevenindo o aparecimento de estados insalubres, como preocupação excessiva e ruminação":, explica o coordenador do projeto.

Também pelas vivências meditativas, busca-se propiciar meios para a redução do estresse e da ansiedade dos participantes, no contexto de enfrentamento ao COVID-19, gerando, assim, uma melhor qualidade de vida e um ambiente de promoção de saúde, em seu caráter preventivo.

Os interessados em participar e para saber mais informações sobre como participar do projeto, deverão entrar em contato pelo e-mail:  jean.b2c@gmail.com ou pelo WhatsApp: (32) 9 9907-9466.