Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 06 > DEPPG promove minicurso sobre ética em pesquisa

DEPPG promove minicurso sobre ética em pesquisa

Evento é o primeiro de uma série de minicursos programados para os próximos meses. Objetivo é ampliar acesso a alunos e pesquisadores de diversas instituições
Exibir carrossel de imagens Professora Suzana ministrando o minicurso

Professora Suzana ministrando o minicurso

A Direção de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei, neste período de isolamento social vem desenvolvendo um conjunto de ações destinadas à capacitação de servidores e alunos para que possam atuar em atividades de pesquisa e extensão.

Além da série de vídeos sobre "Currículo Lattes", que já estão disponíveis no site, canal do Youtube e nas redes sociais do Campus, na última semana deu início a uma série de minicursos. O primeiro minicurso, que aconteceu entre os dias 16 e 19 de junho, abordou o tema "Ética em Pesquisa com Seres Humanos" e foi ministrado pela Professora Suzana Vale, docente do núcleo de Ambiente, Saúde e Segurança do IF Sudeste MG- Campus SJDR.

Para a Coordenadora Geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Professora Esther Ireno Marques, nos anos de 2018 e 2019 esses cursos foram promovidos durante o VIII e IX Simpósio de Pesquisa e Inovação. Para o ano de 2020, já havia a ideia de fazê-los ao longo do ano possibilitando uma maior participação dos alunos e servidores.  “Durante o Simpósio somos obrigados a optar por no máximo um ou dois temas. Com o isolamento social devido à pandemia da COVID-19, precisamos rever o cronograma e formatos dos cursos.”, explica.

O primeiro minicurso teve sucesso de público com a inscrição de 102 interessados e com a participação efetiva de 88 pessoas, entre alunos de todas as modalidades da instituição, servidores, além de alunos de outros campus do IF Sudeste MG e outras instituições tais como o IFMG - Campus Ouro Preto.

"Nesses tempos de isolamento social, a parceria com a DEPPG para ofertar curso virtual permitiu um maior alcance do público-alvo para divulgação de conhecimentos essenciais para quem deseja se aventurar no campo da pesquisa com seres humanos. Com esse formato, tivemos a participação de um número maior de pessoas e um retorno muito positivo", avalia a responsável pelo minicurso, Professora Suzana Vale.

Segundo Débora Dias, aluna do curso de Pós-Graduação em Qualidade de Vida nas Organizações do Campus SJDR e participante do minicurso, conta que o minicurso foi uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos. "É tudo novo para mim, pois já tenho 22 anos de formada, então participar deste curso é ver como deverei e poderei proceder com minha pesquisa ao longo da pós-graduação", reforça a aluna.

Já a aluna do 3º período de Letras, Monica Costa, que foi voluntária na equipe que organizou o curso, "como aluna e voluntária na equipe de apoio, o minicurso Ética em Pesquisa com Seres Humanos foi ótimo, pois nos esclareceu bastante sobre  situações que geram pendências para aprovação dos projetos de pesquisa no Comitê de Ética. Percebi que vários alunos, assim como eu, tínhamos dúvidas sobre plágio e domínio público e a professora Suzana foi muito eficaz em esclarecer tais dúvidas”, garantiu Mônica.

O minicurso ocorreu pela plataforma Google Meet. Para o mês de julho, mais dois novos cursos estão sendo elaborados. Um sobre o portal de periódico da Capes e outro sobre redação científica. Para o segundo semestre, estão sendo programados cursos sobre elaboração de projetos de Extensão e metodologia científica.

Confira o vídeo do primeiro minucurso:

Texto: Esther Ireno Marques

Edição: Juliana Rodrigues