Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 06 > IF Sudeste MG lança projeto para construção coletiva da retomada de aulas e atividades presenciais
conteúdo

Ensino

IF Sudeste MG lança projeto para construção coletiva da retomada de aulas e atividades presenciais

Denominado "Reencontro", projeto foi aprovado pelo Colégio de Dirigentes e já começa a ser desenvolvido.
publicado: 16/06/2020 10h56, última modificação: 16/06/2020 10h56

Apenas com segurança e qualidade, voltaremos. Antes disso, a certeza é que planejaremos”. Com esta premissa, o IF Sudeste MG lança, nesta segunda-feira (15), um instrumento de gestão que promete cumprir papel fundamental rumo à retomada das atividades acadêmicas e administrativas presenciais na instituição. Trata-se de Projeto Reencontro, cujo objetivo é construir, nos meses de junho e julho, uma proposta coletiva e integrada de ações a serem observadas e implementadas em todo o IF Sudeste MG, considerando-se o atual cenário epidemiológico e a extrema cautela que ele exige.

Refletir sobre quando, como e em que condições será o “reencontro” de alunos, servidores e colaboradores é a atitude que deve direcionar o planejamento, a ser construído sob a condução de representantes da comunidade acadêmica, organizados em comissões em todas as unidades da instituição. Mais especificamente, serão consideradas três perguntas diretivas:

1 - Quais serão as condições necessárias de segurança para garantir as diversas atividades acadêmicas e administrativas presenciais do IF Sudeste MG durante este momento de crise sanitária? 

2 - Que instrumentos pedagógicos, tecnológicos e estruturais deverão ser implantados para possibilitar as atividades não presenciais, online e Ensino a Distância (EaD), de forma a garantir a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da inclusão social preconizada pelo IF Sudeste MG?

3. Que estratégias de comunicação deverão ser aprimoradas de maneira a proporcionar informações contínuas junto à comunidade interna e externa sobre a atuação institucional?

As respostas para essas indagações foram consideradas essenciais pelos dirigentes do IF Sudeste MG para uma melhor compreensão do cenário institucional, diante das incertezas que assolam o país e o mundo.

Ademais, os questionamentos buscam auxiliar no processo de tomada de decisões que, segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Aluísio de Oliveira, deverão observar critérios técnicos que assegurem as condições de segurança e a saúde da comunidade acadêmica, de colaboradores e da sociedade em geral. “Somente será possível retornar adequadamente às nossas atividades acadêmicas presenciais mediante uma série de decisões e recomendações sanitárias das autoridades públicas federais, estaduais e municipais”, enfatizou.

Temas

No plano de Reencontro, estão contempladas questões como adequações no ambiente institucional, cuidados com os estudantes e acompanhamento destes, além de produção de material educativo para prevenção e combate ao Coronavírus.

O Projeto também abrange um ponto bastante questionado entre os estudantes: atividades online. Assim, conectividade e acesso à internet, bem como capacitações, plataformas e inovações pedagógicas estão previstos como temas a serem discutidos e incluídos nos planos para a volta às aulas - tudo isso considerando-se a legislação vigente, também descrita no documento. 

Estão, ainda, entre as pautas: a dificuldade para reposição, de forma presencial, da integralidade das aulas suspensas e possível comprometimento dos calendários subsequentes; possíveis retrocessos do processo de ensino e aprendizagem; danos estruturais e sociais para estudantes e famílias de baixa renda; abandono escolar e aumento da evasão.

Contexto

Há três meses – completados nesta quarta-feira (17) – as aulas presenciais estão suspensas no IF Sudeste MG, que passou a realizar atividades, em sua maioria, de forma remota. Diversos projetos nos âmbitos de Ensino, Pesquisa e Extensão vêm sendo desenvolvidos ininterruptamente como forma de enfrentamento à pandemia (vide painel), num cenário onde as decisões institucionais são assessoradas por um Comitê de Acompanhamento e Avaliação da Covid-19.

Reencontro é tema de live

Para falar mais sobre o Projeto, o reitor do IF Sudeste MG, Charles Okama de Souza, estará ao vivo na manhã desta quarta-feira, juntamente com a coordenadora do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, professora Fabianne Magalhães. A live está marcada para as 9 horas, na página oficial do Instituto Federal: @ifsudestemg.

Leia o Projeto Reencontro na íntegra

registrado em: