Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 07 > DEPPG oferece minicurso sobre Portal da CAPES
conteúdo

Pesquisa

DEPPG oferece minicurso sobre Portal da CAPES

A Direção de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (DEPPG) oferecerá entre os dias 07 e 10 de julho um minicurso acerca do tema "Treinamento sobre o Portal de Periódicos da CAPES".

A Direção de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (DEPPG) do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei oferecerá  entre os dias 07 e 10 de julho um minicurso acerca do tema "Treinamento sobre o Portal de Periódicos da CAPES". O objetivo do curso é capacitar os participantes para uso do Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) .

Segundo a DEPPG, este portal é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil, o melhor da produção científica nacional e internacional, sendo importante ferramenta para realização de trabalhos acadêmicos-científicos.

Quem ministrará o minicurso é a servidora Thaís Helena Silva, bibliotecária e coordenadora da Biblioteca do Campus SJDR. A atividade acontecerá por meio do aplicativo Google Meet no dia 07 de julho (terça-feira) das 18:30h às 22:30h. Já nos dias 08, 09 e 10 serão realizados grupos de discussão sobre o tema.

As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/n1f4AxENXtAC1Q9M9

 

 

Sobre a CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.

Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica, ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado, no Brasil e no exterior.

As atividades da CAPES são agrupadas nas seguintes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:

  • avaliação da pós-graduação stricto sensu;
  • acesso e divulgação da produção científica;
  • investimentos na formação de recursos humanos de alto nível, no país e exterior;
  • promoção da cooperação científica internacional;
  • indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.

 

A CAPES tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo sistema nacional de pós-graduação, tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual, como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem.

O sistema de avaliação, continuamente aperfeiçoado, serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios).

registrado em: