Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 07 > Dica da biblioteca traz Eça de Queiroz como sugestão da semana
conteúdo

Geral

Dica da biblioteca traz Eça de Queiroz como sugestão da semana

Questões éticas, preconceito e drama são tema do clássico "Casa de Ramires"

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz a dica de um romance realista: A ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queiroz. Esta obra tem história narrada em dois tempos: o primeiro, no século XIX, conta a história do jovem Gonçalo Mendes Ramires. O segundo é narrado no século XII e tem como personagem principal, Tructesindo Mendes Ramires, um antepassado de Gonçalo Ramires.

Na primeira parte desta história, Gonçalo Mendes Ramires busca meios fáceis de conseguir dinheiro, pois vinha de uma família nobre que se encontrava falida. Para isso ignora os valores de família e entra para a política. O jovem também escreve uma novela histórica, tendo como inspiração seu antepassado, Tructesindo Mendes. Gonçalo Ramires então, começa a questionar sua honra, honestidade e tudo o que sua família havia defendido um dia.

Na segunda parte, traz a história de Tructesindo Mendes, que busca vingança para a morte de seu filho Lourenço, morto por um inimigo da família. (Fonte: https://www.coladaweb.com/resumos/a-ilustre-casa-de-ramires).

Ficou curioso para ler este romance? Clique no link abaixo e aproveite!
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000142.pdf

registrado em: