Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 07 > Hackaton Vertentes 2020 traz como tema soluções para ensino remoto

Hackaton Vertentes 2020 traz como tema soluções para ensino remoto

O IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei promove em parceria com a UFSJ ( Universidade Federal de São João del-Rei) e o Uniptan o evento Hackaton Vertentes entre os dias 11 e 15 de agosto. As inscrições estão abertas até o dia 30 de julho. O tema deste ano é: Viabilizar o ensino remoto nas universidades, ensino fundamental e médio.

Hackathon Vertentes será uma competição que tem como objetivo a busca de soluções inovadoras para a temática do ensino remoto para instituições de ensino. Está sendo desenvolvido por alunos da UFSJ e INDETEC (Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes) em parceria com o IF Sudeste MG, Uniptan. Além disso, apoiam a iniciativa ACI Del Rei (Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei) e SindJovem (Conselho de Jovens Empreendedores do Sindcomércio São João del-Rei).

Os interessados poderão participar de forma individual ou em grupo. O público-alvo são alunos do ensino médio, técnico, graduação ou já graduados de qualquer área do conhecimento. Basta que o participante tenha o desejo em ingressar em uma imersão de conhecimento voltado à inovação e empreendedorismo.

O evento será totalmente online com mentores de várias áreas do conhecimento. As atividades vão acontecer entre os dias 11 a 15 de agosto de 2020. As pré-inscrições estão abertas até 30 de junho, clique aquiOs vencedores farão jus a uma premiação que será divulgada posteriormente.   Para mais informações acesse o site do evento aqui  ou pelo Instagram no perfil @hackathon.vertentes.

Profissionais da área de educação, design, tecnologia e negócios também poderão participar do Hackathon como mentores técnicos, auxiliando as equipes participantes.

Para Professor Celso Luiz de Souza do IF Sudeste MG, um dos organizadores do evento, para o aluno é uma oportunidade para expandir seus conhecimentos e habilidade para além da sala de aula. “Para os alunos fica o aprendizado sobre empreendedorismo, sobre plano de negócio, sobre soluções inovadoras e ainda há o ganho do trabalho em equipe, se relacionando com pessoas de outras áreas e trocando experiências. Quem sabe daí não pode gerar um startup e um potencial negócio?”, reforça.

O que é um hackathon?

Segundo o site oficial do evento a palavra é resultado da combinação entre os termos hack (no sentido de programar com expertise) e marathon (maratona), mas já não se limita à produção de software, sendo empregada por diversas empresas ao redor do mundo na criação de alternativas para problemas. Em geral, é o ambiente ideal para o desenvolvimento da inovação e pode durar de um dia a uma semana.

Um hackathon é um acelerador de ideias e traz inúmeros benefícios. Estes eventos fomentam a criatividade individual enquanto criam espaços abertos para a experimentação de novas ideias, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades e técnicas entre seus participantes.