Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 08 > C8 cria caminhos formativos para auxiliar pais, alunos e servidores no ensino remoto

Ensino

"Trilhas do Conhecimento" são interativas e podem ser percorridas livremente. Comissão aposta nas tecnologias digitais e no protagonismo discente.

Quem se sente preparado para ensinar ou aprender de forma remota? Pensando nas possibilidades de dinamizar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão no IF Sudeste MG e, ainda, nos desafios decorrentes da maior utilização de tecnologias digitais, a Comissão nº 8, do Projeto Reencontro, apresenta uma proposta inovadora para auxiliar na adaptação ao uso de novos recursos e ferramentas educacionais a serem adotados no IF Sudeste MG. São as chamadas Trilhas do Conhecimento, três repositórios de indicação de cursos e materiais para capacitar servidores, alunos e também os responsáveis por estes alunos, na formação para o ensino remoto. Por meio delas, a C8 realiza um processo de curadoria que viabiliza a execução de ações propostas no contexto do Projeto Reencontro, como o Regime Especial de Inverno (REI) e o Ensino Remoto Emergencial (ERE).

As propostas de capacitação são caminhos dinâmicos que podem ser percorridos livremente pelo usuário, conforme próprio interesse e/ou nível de conhecimento. Para disponibilizá-los, a C8 criou um Padlet, ferramenta digital de criação de quadros virtuais, usados para organizar a rotina de trabalho e estudos ou compartilhar projetos e ideias. As "Trilhas" surgiram durante as reuniões de trabalho da comissão, que é responsável pela capacitação de servidores da área finalística e de estudantes em tecnologias digitais, plataformas e inovações pedagógicas. Além de oferecer capacitações e materiais criados pelo próprio grupo de trabalho, a equipe também indica capacitações já existentes e disponíveis na rede federal e em outras entidades.

print-trilhas.jpg

Segundo o presidente da C8, Gabriel Mynoro Anibolete, as Trilhas do Conhecimento carregam em sua formulação a própria aplicação das tecnologias digitais da informação e comunicação, bem como conceitos próprios da metodologia ativa, na qual o aluno é incentivado a ser o protagonista do processo de aprendizagem, deixando o estado de mero receptor do conteúdo. Trata-se de uma forma de abordagem que se mostra “mais atrativa e mais alinhada com um contexto social dinâmico”. Além disso, é mais fácil de ser atualizada. “Pelo caráter que assumem, elas são importantes para o constante processo de desenvolvimento dos servidores da área finalística e renderá frutos quando a instituição estiver pronta para retornar presencialmente”, vislumbra o presidente.

As trilhas estarão permanentemente disponíveis para acesso e interação, além de contar com a constante inserção de novos cursos e materiais. Neste processo, a comunidade acadêmica está convidada pela C8 a contribuir. Deve-se considerar que a maioria dos cursos e materiais é de livre acesso e não possui prazos para conclusão.

Sobre a importância das Trilhas do Conhecimento, Gabriel considera fundamental que os atores e destinatários do Projeto Reencontro tenham à sua disposição ferramentas que lhes permitam se capacitar e se preparar para os desafios do ensino remoto. “São ganhos de qualidade que permanecerão e poderão significar a melhoria do nosso processo de ensino ao tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas aos alunos. A evolução da sociedade também impõe que haja a evolução da forma de ensinar. Do contrário, os cursos não estarão preparando nossos alunos para o futuro como agentes capazes de enfrentar o dinamismo dos desafios que o mundo apresenta”, explicou.

Acesse:

1 – Trilha Formativa em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas - SERVIDORES DA ÁREA FINALÍSTICA

2 – Trilha Formativa em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas - ALUNOS

3 – Trilha Formativa em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas - PAIS E RESPONSÁVEIS