Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 09 > Biblioteca lembra as últimas crônicas de José de Alencar
conteúdo

Geral

Biblioteca lembra as últimas crônicas de José de Alencar

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei traz como dica de leitura a obra Ao correr da pena
Você sabia que as últimas crônicas de José de Alencar foram o ponto de partida para os seus primeiros romances?

 

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz como dica de leitura a obra Ao correr da pena. Esta é uma coletânea de oito folhetins de José de Alencar, quando trabalhava ainda no Correio Mercantil e considerada a última série de crônicas do autor.
Publicada em 8 de outubro de 1854, trata-se de escrito do autor criticando a língua indígena e o sistema político. Onde sobressai seu estilo inicial, que descreve tanto a sociedade aristocrática quanto a vida difícil das classes menos favorecidas no Rio de Janeiro do Século XIX em processo de urbanização. Faz análise do progresso tecnológico comparando o Rio de Janeiro antigo e o moderno. Evidencia a juventude literária de José de Alencar, que mais para frente muda de estilo literário.
Nesses escritos, também, pode-se vislumbrar o cotidiano social, político, econômico e cultural da sociedade carioca do seu tempo, bem como entrar em contato com as primeiras ideias literárias do autor.
Como era mesmo a época que José de Alencar viveu? Acesse o link abaixo para saber mais:

 

registrado em: