Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 09 > DEPPG realiza o minicurso "Da leitura à escrita acadêmica"
conteúdo

Extensão

DEPPG realiza o minicurso "Da leitura à escrita acadêmica"

Nos dias 13 e 14 de agosto a Direção de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (DEPPG) do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei realizou o minicurso sobre o tema “Da leitura à escrita acadêmica: a construção de textos científicos” ministrado pelo Profº Rhuan Jonathan da Silva.

O minicurso teve como objetivo  apresentar as especificidades que são exigidas para a redação de textos científicos, abrangendo tanto a leitura quanto a escrita. Foram discutidas sobre as estruturas próprias de tais textos, assim como o tipo de linguagem e as normas necessárias para a elaboração de trabalhos científicos.

A atividade teve grande adesão do público contando com a participação de 101 pessoas entre servidores, alunos do IF Sudeste MG- Campus SJDR e alunos de outros campi do IF Sudeste MG, da UFLA entre outras instituições.  Para os organizadores, a grande procura se deve a busca de maior conhecimento, em especial dos estudantes, para a redação do seus TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso). 

Para a aluna do Curso de Química do IF Sudeste MG-Campus Barbacena, Débora Maria Lauriano, foi “um minicurso rico em conteúdos e essencial para nossa vida acadêmica”. Já a aluna Sullyara Luna Nascimento, aluna do Curso Técnico em Enfermagem em São João del-Rei garante que “o curso teve uma explicação bem ampla e detalhada, a qualidade com que o conteúdo foi abordado foi de tamanha importância. Agradeço a instituição e os colaboradores por dividir tamanho conhecimento e procurar sempre a melhor maneira de repassá-lo para que todos compreendam e consigam colocar em prática quando necessário! "

O servidor Diogo Matos,  pedagogo e coordenador da CGAE (Coordenação Geral de Assistência Estudantil), disse que “o minicurso contribuiu, significativamente, para a minha compreensão sobre os diferente tipos e formatos de textos acadêmicos. Processo este que irá dinamizar minhas análises e interpretações sobre como e para quem eu posso destinar minhas produções textuais. Excelente curso, parabéns a todos envolvidos!”, concluiu.

Sobre o palestrante

Rhuan possui graduação em Letras pela UFSJ, especialista em Didática e Trabalho Docente pelo IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei, Mestre em Letras pela UFSJ e atualmente é professor na Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAr. Segundo o mesmo "nossa dinâmica social tem sido posta à prova com a atual conjuntura que nos obrigou a remodelar nossa forma de interação com o ensino. Contudo, o formato proposto para a atividade coordenada pela DPPG mostrou-se muito eficaz no que se refere à propositura do minicurso: construir o conhecimento por meio das experiências dos participantes, levando-os a (re)pensar suas práticas de leitura e escrita! É muito satisfatório ver como IF SJDR está preocupado em proporcionar para a comunidade momentos como o que compartilhamos em nossos encontros."

 

 

Texto: CGEX

Edição: Juliana Rodrigues

registrado em: