Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 09 > Projeto de Extensão conclui atividades com distribuição de 892 máscaras faceshieds
conteúdo

Extensão

Projeto de Extensão conclui atividades com distribuição de 892 máscaras faceshieds

Exibir carrossel de imagens Protetores foram distribuídos com panfleto explicativo

Protetores foram distribuídos com panfleto explicativo

Em agosto, o projeto de Extensão "Confecção e distribuição de protetores faciais para profissionais de serviços de saúde de São João del-Rei e região: auxílio para a prevenção da COVID-19", sob orientação do servidor César Augusto Neves, concluiu suas atividades atingindo a marca de 892 máscaras de proteção tipo face shield para instituições assisntenciais e de saúde públicas nos municípios de São João del-Rei e Santa Cruz de Minas.

O projeto foi aprovado pelo Edital 06/2020 Piaex do IF Sudeste MG ( Ações de enfrentamento e difusão de informações referentes ao COVID-19) em 08 de maio de 2020 e deu início a suas atividades com a seleção de bolsista e processo licitatório para os insumos necessários a produção do material.


Segundo o relatório final do projeto, a equipe extensionista realizou um levantamento e um estudo das publicações sobre o novo coronavírus. Foram selecionadas informações sobre a doença e sobre o uso correto de protetores faciais para a elaboração do panfleto que, devido ao distanciamento social, foi entregue junto à máscara, permitindo a orientação dos usuários do equipamento de proteção.

Importante frisar que todo material comprado para a confecção dos protetores, buscou seguir as normas da Anvisa. Ao todo, foram adquiridos 900 arcos e 1.000 folhas de acetato, resultando em 892 protetores faceshields produzidos e entregues junto aos panfletos. Fora uma pequena perda na produção das máscaras, o material restante foi doado para outros dois projetos aprovados no Edital 06/2020 e em execução no Campus São João del-Rei.

Entre as entidades beneficiadas estão a Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei e Santa Cruz de Minas, Santa Casa e Hospital Nossa Senhora das Mercês, Albergue Santo Antônio entre outros.

"O projeto me engrandeceu enquanto trabalhador da educação não só pelo desenvolvimento de uma ação extensionista, mas por dar um pouco de apoio aos profissionais da saúde, tão importantes nesse momento difícil", afima. César, coordenador do projeto. Para César, trabalhadores da educação pública, precisam contribuir na garantia das condições necessárias para a transformação da sociedade. Portanto, o suporte aos profissionais da saúde é fundamental para fortalecer o SUS (Sistema Único de Saúde) e para a construção de uma sociedade melhor.

 

Sobre a COVID-19

Segundo o relatório do projeto, os principais modos de transmissão do SARS-CoV-2 são: por contato próximo entre indivíduos; através de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra (essas gotículas podem atingir boca, nariz e mucosas de pessoas próximas ou serem inaladas nas pulmões); por meio de contato com superfícies ou objetos que contenham o SARS-CoV-2 e, em seguida, tocando boca, nariz ou olhos.

Por ser transmitida por gotículas, é importante que os profissionais de saúde utilizem alguns equipamentos de proteção individual (EPIs), como gorro, óculos de proteção, protetor facial, máscara, avental impermeável de mangas longas, luvas de procedimento. Também é recomendado lavar sempre as mãos antes de colocar o EPI, e após a retirada.

Portanto, um equipamento de extrema importância na proteção dos profissionais envolvidos com pacientes de COVID-19 é o protetor facial, a ser utilizado junto à máscara N95 e outros EPIs. Ele deve ser utilizado sempre que houver risco de exposição a respingos de sangue, secreções corporais e excreções, sendo de uso único e exclusivo do profissional de saúde. Esse protetor também forma uma barreira eficaz contra o toque das mãos possivelmente contaminadas à face do profissional.