Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 09 > Sistema E-sic dá lugar ao Fala.BR!
conteúdo

Destaque

Sistema E-sic dá lugar ao Fala.BR!

A partir de hoje, 1º de setembro, pedidos para a Ouvidoria, de acesso à informação e do "Simplifique!" serão feitos pelo Fala.BR.
#Pratodosverem: Imagem em tons de azul, tem um balão de diálogo no centro com a expressão Fala.BR, abaixo, no canto esquerdo, a expressão "Conheça o Fala.BR!". No canto direito, a logo do IF Sudeste MG.

#Pratodosverem: Imagem em tons de azul, tem um balão de diálogo no centro com a expressão Fala.BR, abaixo, no canto esquerdo, a expressão "Conheça o Fala.BR!". No canto direito, a logo do IF Sudeste MG.

O sistema E-sic, para solicitação de acesso à informação, vai deixar de existir. No seu lugar, entra a plataforma Fala.BR, o novo canal de comunicação na internet entre a população e o IF Sudeste MG, instituição que reafirma seu compromisso com a transparência e com o atendimento ao público.

 

Pedidos para a Ouvidoria, de acesso à informação e do "Simplifique!", ferramenta de envio de solicitação para desburocratizar serviços públicos, devem ser feitos pelo Fala.BR. No caso do IF Sudeste MG, a parte de acesso à informação ainda não está disponível pela plataforma. Os pedidos de acesso à informação são regulados pela Lei 12.527/11 e  podem ser feitos anonimamente. O prazo de atendimento é 20 dias, podendo ser prorrogado por mais 10. 

 

Para informações institucionais sobre o tema, o cidadão pode acessar: https://www.ifsudestemg.edu.br/acessoainformacao/servico-informacao-cidadao-sic.

 

Fala.BR

A plataforma tem sistema mais moderno, opera integralmente em ambiente web e é mais acessível, já que se adapta a telas de diferentes aparelhos celulares, mesmo com tamanhos distintos.

 

O link para acesso ao Fala.BR é https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f. Ao entrar na modalidade desejada, o cidadão seleciona a Instituição sobre a qual quer falar.

 

A gestora do SIC e auditora do Campus Juiz de Fora, Maria Luiza Firmiano Teixeira, avalia como positiva a mudança: “Do ponto de vista do cidadão, a unificação facilita o contato, evitando o cadastro em vários sistemas (antes: e-SIC, e-OUV e Simplifique!), e, também, caso a pessoa não tenha muita convicção sobre a natureza de seu pedido, o próprio órgão poderá fazer o encaminhamento para o responsável pertinente. Por exemplo, se a Ouvidoria recebe como solicitação um pedido de acesso à informação, será possível encaminhar ao Serviço de Informação sem sair do sistema. Antes, o Ouvidor precisava encaminhar um e-mail ou memorando com o conteúdo, e o lançamento no e-SIC era manual. Do ponto de vista de quem gerencia, o Fala BR tem mais opções de filtros e organização de dados. Com isso, poderemos gerar relatórios de prestação de contas do serviço mais detalhados, sem necessidade de levantamento de dados de mão própria, como antes”, explica Maria Luiza.

registrado em: