Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 10 > Biblioteca dedica o mês de outubro ao portal Periódico Capes
conteúdo

Geral

Biblioteca dedica o mês de outubro ao portal Periódico Capes

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios para essa semana dicas de buscas no Portal de Periódicos da Capes.

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz para essa semana dicas de buscas no Portal de Periódicos da Capes.

No Portal são disponibilizados quatro tipos de buscas que possibilitam o acesso mais rápido ao conteúdo desejado, são elas:

  1. Busca assunto: viabiliza a exibição de artigos e documentos por assunto ou termos de interesse, autor, título, identificadores digitais de documentos (DOI /PMID) e o acesso à busca avançada. Para otimizar os resultados de pesquisa, podemos usar algumas estratégias de buscas, denominadas operadores booleanos: AND, NOT e OR (digitados em maiúsculas). O operador AND mostra os registros que incluem todas as palavras indicadas, o NOT exclui palavras, exibindo o que o resultado não deve conter e o OR busca todos os registros que apresentam um ou mais termos indicados. Quando esses operadores não são usados, a busca é feita usando todas as palavras apontadas. Caracteres especiais também podem ser utilizados, tais como as aspas, que recuperam os registros que contenham palavras juntas, sem elas a posição dos termos não importa; os parênteses, que agrupam termos dentro da expressão; o sinal de interrogação, que encontra variações da palavra quando usado no lugar de uma letra e o asterisco, que apresenta variações do sufixo quando usado no final da palavra. Vale a pena lembrar que usando os termos em inglês nas suas buscas, você obterá mais resultados.
  2. Busca periódicos: possibilita a localização de periódicos por título ou ISSN (International Standard Serial Number) ou a exposição de todos os títulos disponíveis por ordem alfabética, área do conhecimento e editor/fornecedor.
  3. Busca livro: possibilita a localização de livros, capítulos e outras publicações não seriadas por título, ISBN (International Standard Book Number), autor e editor/fornecedor.
  4. Busca base: possibilita a localização de bases disponíveis por palavras do título ou ordem alfabética, tipo de conteúdo, editor/fornecedor, área e subárea, dessa forma, é possível descobrir diversas Bibliotecas Digitais da sua área de conhecimento.

Experimente essas dicas nas suas buscas, acesse o link (http://www.periodicos.capes.gov.br/) e boas pesquisas!

Texto: Biblioteca IF SJDR

Edição: Juliana Rodrigues

registrado em: