Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 10 > Projeto Pertencer supera expectativas e ganha engajamento de comunidade externa

Projeto Pertencer supera expectativas e ganha engajamento de comunidade externa

Projeto voltado aos alunos sobre a manutenção das relações de pertencimento acabou envolvendo familiares, parceiros e comunidade externa.

O projeto de Extensão “Pertencer: manutenção das relações de pertencimento com a comunidade e a vida acadêmica diante do distanciamento imposto pela atual pandemia de Covid-19” aprovado no Edital 06/2020 PIAEX da Pró- Reitoria de Extensão está a todo vapor desde julho.

Desenvolvido com o intuito de diminuir os impactos causados pela suspensão das aulas na rede pública de Minas Gerais (especialmente de São João del-Rei) e da região de Petrópolis (RJ) em função da parceria estabelecida no projeto com o Coletivo de Professores do CEFET- RJ e, principalmente, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, o projeto vem buscando elaborar estratégias que possam contribuir com a noção de pertencimento dos alunos em relação à comunidade e à vida acadêmica.

Além disso, pretende auxiliar no desenvolvimento de habilidades voltadas para o letramento digital e literário, além do desenvolvimento de habilidades argumentativas. São propostas, também, reflexões sobre a formação docente dos alunos de letras e a ampliação de parcerias institucionais.

Tudo isso é realizado por meio das plataformas digitais (Instagram e Youtube). No Instagram, toda semana são publicados conteúdos e posts que tratam a linguagem como forma de pertencer. Para se ter uma ideia, do período de 9 de julho à 11 de setembro de 2020, no  canal do “Pertencer IFSJDR” na plataforma YouTube, já foram publicados 17 vídeos e realizadas quatro lives, que totalizaram aproximadamente 1,3 mil visualizações e 134,8 horas de exibição. Já na página do Instagram, considerando o mesmo período de julho a setembro, ocorreram 33 publicações e foram alcançados 319 seguidores.

No mês de setembro, uma das ações do projeto Pertencer foi a entrega de um kit de material para os alunos do Ensino Médio Técnico Integrado em Edificações e em Meio Ambiente, o diário do Pertencer. Os kits foram entregues na sede do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei, cumprindo todos os protocolos de segurança e distanciamento social, mantendo toda uma higienização necessária, acompanhado por colaboradores do projeto.

Para o seu desenvolvimento, o Pertencer conta com a presença dos servidores: Priscila Fernandes Sant’Anna, Janaína de Assis Rufino, Ailton Magela de Assis Augusto e João Guilherme Cunha e Vallo, três alunos do curso de Licenciatura em Letras: Brenda Mariano, Marise dos Santos e Júlio César Souza e a colaboradora externa, a Paula Barci.

“Acredito que o projeto está sendo muito interessante para a gente pensar as estratégias de aproximação, quanto para os alunos participantes. Acabamos atingindo um público muito maior. Vemos o envolvimento das famílias dos alunos e parceiros do projeto de Extensão. É importante, porque assim acompanham o Pertencer, interagem com o projeto por meio das redes e isso nos surpreendeu muito: a participação maior da comunidade externa. No caso da Letras, é interessante como os alunos propõem materiais, produção de alguns vídeos, assim como algumas alunas do nosso Ensino Médio Integrado”. Explica a docente Priscila Sant’Anna, coordenadora do projeto.

Canal no Youtube

No Youtube, há quatro playlists disponíveis:

1-    Fatos e Opiniões:  com notícias, dados, estatísticas e informações sobre temas em discussão na sociedade;

2-     Formação de Professores: que busca um envolvimento com os alunos e alunas do curso de Letras e com diversos professores da educação básicas;

3-     Letramento Digital: vem abordando como os alunos e professores interagem nas plataformas digitais, bem como quais recursos eles utilizam neste período de isolamento;

4-     Letramento Literário: que, em linhas gerais, apresenta vivências e experiências dos integrantes do projeto com a literatura.

E vocês, já conhecem as páginas do projeto Pertencer? Apareçam por lá e pertençam também!   https://www.youtube.com/c/PertencerIFSJDR (Canal do YouTube) / https://www.instagram.com/pertencer.ifsjdr/ (página no Instagram)

As atividades do projeto seguem até 21 de dezembro, continuem acompanhando nas redes sociais e no Youtube as ações do projeto.