Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 11 > Campus São João del-Rei realiza aula aberta sobre racismo no esporte e nas artes

Extensão

Inspirados pelo Dia da Consciência Negra, professores promovem o debate Entendendo alguns aspectos do racismo: os esportes e as artes como instrumentos de Estado.

No dia 20 de novembro, comemoramos o Dia da Consciência Negra. Inspirados pela data, o IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei vai realizar no dia 26 de novembro às 16h30 a aula aberta: “Entendendo alguns aspectos do racismo: os esportes e as artes como instrumentos de Estado”.

Organizados pelos Professores Rosana Machado e André Furtado, o evento busca criar um diálogo entre as disciplinas de Arte e Educação Física, apresentará o papel do esporte na luta pela igualdade racial e também o papel do esporte como instrumento de Estado.

Para compreender alguns desses papéis, será discutido ainda movimentos artísticos e culturais de resistência na sociedade brasileira e, em especial, o movimento teatral. O público- alvo da atividade são os estudantes da Educação Básica (em especial do Ensino Médio). No entanto, docentes, alunos das licenciaturas e integrantes dos Movimentos Sociais Negros também podem participar da discussão.

Confira a programação:

PALESTRA: Pelo direito à criação, pelo direito à visibilidade: a arte e o artista negro na sociedade brasileira

Professora Rosana Machado (IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei)

PALESTRA: O filme “Raça” (2016) de Stephen Hopkins: o papel do esporte na luta pela igualdade racial e também o papel do esporte como instrumento de Estado
Palestrante: Professor André Furtado (IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei)

MEDIAÇÃO: Professora Monique Ivelise (IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba)

Link para inscrição no evento: https://www.even3.com.br/racismoesportearte

O evento terá certificação.