Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 12 > Biblioteca orienta sobre as normas de formatação

Biblioteca orienta sobre as normas de formatação

Você sabe por que existem diversas normas de formatação?

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios aborda nesta semana algumas normas de formatação. Afinal, você sabe por que existem várias destas normas? Cada área do conhecimento considera relevante um tipo de informação básica de autoria e, além disso, baseiam-se em fontes de pesquisa diferentes.

Dessa forma, cada norma de formatação adapta-se a uma necessidade diferente. Por exemplo, as normas da Modern Language Association (MLA) são usadas nas áreas de Ciências Humanas, Linguística e Literatura. Para as áreas de Educação, Psicologia e Ciências existem as normas da American Psychological Association (APA).

Para a área de saúde utilizam-se muito os Requisitos Uniformes de VANCOUVER, elaborado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas, devido às constantes evoluções da área, é essencial indicar a data de publicação da pesquisa.

Existem também as normas CHICAGO (baseadas na publicação The Chicago Manual of Style), as IEEE (desenvolvidas pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers, usadas na Engenharia), entre outras, cada uma com sua especificidade.Conhecer os  vários tipos de normas é importante para, por exemplo, publicar trabalhos em revistas internacionais.

No Brasil, os trabalhos acadêmicos, em sua maioria, seguem as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Fique atento às próximas dicas sobre a ABNT, que serão postadas posteriormente.

Texto: Equipe da Biblioteca