Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 12 > Biblioteca orienta sobre os cursos de pós-graduação
conteúdo

Ensino

Biblioteca orienta sobre os cursos de pós-graduação

Você conhece os tipos de pós-graduação existentes?

Na última "Dica da Biblioteca" falamos sobre o conceito Capes que é  uma avaliação periódica dos cursos de pós-graduação (mestrados e doutorados) do país. Hoje a biblioteca traz algumas informações sobre os tipos de pós-graduação. 

Pós-graduação lato sensu: são programas de especialização com duração mínima de 360 horas, onde o aluno ao final recebe um certificado de conclusão e não diploma. (Fonte: Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13072:qual-a-diferenca-entre-pos-graduacao-lato-sensu-e-stricto-sensu. Acesso em 04 dez. 2020.)

     Mestrado e Doutorado:  são pós-graduação  stricto sensu abertas a  candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e ao final do curso o aluno recebe um diploma.

Os cursos de mestrado e doutorado tem como características serem de natureza acadêmica e de pesquisa, com objetivo essencialmente científico. A fim de formar professorado competente; estimular a pesquisa científica e garantir treinamento eficaz para técnicos e trabalhadores intelectuais, colaborando com o desenvolvimento nacional em todos setores. (Fonte: Mestrado e Doutorado: o que são?. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/avaliacao-o-que-e/sobre-a-avaliacao-conceitos-processos-e-normas/mestrado-e-doutorado-o-que-sao. Acesso em 04 dez. 2020.)

             Mestrado Profissional (MP): é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas.” (Fonte: Mestrado Profissional: o que é? Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/avaliacao-o-que-e/sobre-a-avaliacao-conceitos-processos-e-normas/mestrado-profissional-o-que-e. Acesso em 04 dez. 2020.)

Você já conhecia as modalidades de pós-graduação? Que tal continuar seus estudos em alguma delas?

 

registrado em: