Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 01 > Acessibilidade e prevenção de incêndios é foco de tour pelo Campus

Acessibilidade e prevenção de incêndios é foco de tour pelo Campus

Discente cadeirante e servidor da UFSJ cego participaram da vistoria acompanhados de membros do Núcleo de Ações Inclusivas

O Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) do Campus São João del-Rei realizou um tour pelos prédios da instituição com o objetivo de adequá-los às normas de acessibilidade e prevenção de incêndios. Essa é uma das ações relativas à Elaboração de Projetos de Arquitetura e Engenharia. A inspeção contou com a ajuda de duas pessoas do público alvo da educação especial, o discente Claudio Dinali Lombelo (Campus São João del-Rei) e o servidor Alessandro Andrade dos Santos (Universidade Federal de São João del-Rei).

Foram vistoriados: ambiente externo e interno; banheiros, escadas, rampas, cada parte do Campus foi levada em conta. Das salas de aula às cantinas, passando pelo auditório, tudo foi analisado para se certificar que as reais necessidades dos alunos serão atendidas. A ação reforça o compromisso do Campus de possibilitar o uso da estrutura com autonomia pela pessoa com deficiência ou dificuldade de locomoção.

A servidora Paula Aparecida Alves, tradutora intérprete de Libras e membro do NAI, ressalta a importância da participação do Claudio e do Alessandro, porque “não há inclusão se o público-alvo não participar ativa e efetivamente da elaboração, implementação e avaliação das ações inclusivas. Como diz o lema: ‘nada sobre nós sem nós!’”, afirma.

Para a Diretora de Desenvolvimento Institucional, Lívia Dias de Paula Porfírio, o projeto de melhoria das instalações do Campus São João del-Rei é “um passo muito importante para garantir a segurança no uso, bem como para oferecer a mobilidade autônoma as pessoas com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, pois é um direito garantido por lei, no Brasil e no mundo”.