Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 01 > Dica da biblioteca ensina a fazer citação de citação pela ABNT
conteúdo

Ensino

Dica da biblioteca ensina a fazer citação de citação pela ABNT

E aí, você tem feito a citação de citação corretamente?

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz como dica para essa semana algumas orientações sobre a citação de citação. Segundo a “ABNT/NBR 10520/2002 - Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação”, este tipo de citação é usado para mencionar um material não consultado, presente em uma obra que está sendo consultada. Ou seja: “Quando se utiliza uma citação que consta no documento que você está lendo.” Deve-se utilizar, portanto, a expressão apud, que quer dizer “citado por”.

Veja o exemplo:

“A indústria da informação, isoladamente, não produz conhecimento.” (BARRETO, 1990 apud SOUZA; ARAUJO, 1991, p. 183). (Fonte: https://www.sorocaba.unesp.br/Home/Biblioteca/modelo-de-citacoes2.pdf. Acesso em 16 dez. 2020.)

Atenção: antes da expressão “apud'', coloca-se o autor que você não consultou e após o apud, coloca-se o autor consultado. Lembre-se de indicar apenas o autor consultado na sua lista de referências. Não deixe de conferir mais exemplos sobre a citação de citação, consultando a “ABNT/NBR 10520/2002 - Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação”.

registrado em: