Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 01 > Dica da biblioteca ensina a fazer citações indiretas pela ABNT
conteúdo

Ensino

Dica da biblioteca ensina a fazer citações indiretas pela ABNT

Série especial da Biblioteca tira dúvidas para citação em trabalhos acadêmicos

E aí, você tem feito as citações indiretas corretamente?

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz para essa semana mais uma dica sobre citação, agora sobre citação indireta. Segundo “ABNT/NBR 10520/2002 - Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação”, citação indireta é o texto baseado na obra do autor”. “É a transcrição livre do texto do autor
consultado” (https://guiadamonografia.com.br/referencia- bibliografica-citacoes/. Acesso em 11 dez. 2020.). Ou seja, fazer uma leitura, interpretar e escrever o que você entendeu. Neste tipo de citação, o autor pode ser citado no corpo do texto, usando somente a primeira letra do nome em maiúscula e o ano em que foi publicado o trabalho (entre parênteses), conforme exemplo abaixo:

 

Segundo Teles (2006), a administração pública brasileira não tem uma cultura com programa de ações públicas com processos avaliativos consolidados.

 

Ou então, o autor pode ser citado com todas as letras maiúsculas mais o ano da publicação, entre parênteses. Veja o exemplo:
Sobre a administração pública, sabe-se que não tem uma cultura de avaliação consolidada dos seus programas de ações públicas (TELES, 2006).

 

Não deixe de conferir mais exemplos sobre a citação indireta consultando a “ABNT/NBR 10520/2002 - Informação e  documentação – Citações em documentos – Apresentação”.

Texto: Equipe Biblioteca

registrado em: