Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 05 > Biblioteca orienta sobre ISBN e ISSN
conteúdo

Geral

Biblioteca orienta sobre ISBN e ISSN

O International Standard Book Number (ISBN) é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente publicações monográficas, tais como livros, artigos e apostilas. Constituído por treze dígitos que indicam o título, o autor, o país, a editora e a edição da obra.

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz para essa semana algumas informações sobre ISBN e ISSN. O International Standard Book Number (ISBN) é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente publicações monográficas, tais como livros, artigos e apostilas. Constituído por treze dígitos que indicam o título, o autor, o país, a editora e a edição da obra.

É comparável ao nosso RG, pois uma vez que a identificação é atribuída a uma obra, ela não será repetida jamais em outra, se aplicará apenas àquela obra e edição. Dessa forma, simplifica a busca e a atualização bibliográfica, além de favorecer a integração cultural entre os povos. No Brasil, o ISBN é atribuído pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). (Fonte: Câmara Brasileira do Livro, O que é o ISBN?  Disponível em:  https://www.cblservicos.org.br/isbn/o-que-e-isbn/. Acesso em 26 abr. 2021.). 

Já o International Standard Serial Number (ISSN) é o código internacionalmente aceito para individualizar o título de publicações seriadas, tais como as revistas, periódicos e anais de eventos. Uma vez atribuído ao título de uma publicação, se torna único e exclusivo, aplicando-se somente àquele título. Torna-se possível, portanto, identificar o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência (fase de lançamento, circulação e encerramento da revista), independentemente do idioma ou suporte utilizado (impresso, online e demais mídias).

No Brasil, o ISSN é atribuído pelo Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN) sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia - IBICT, que é membro da rede e representante brasileiro junto ao Centro Internacional. (Fonte: Centro Brasileiro do ISSN, O que é o ISSN? Disponível em: http://cbissn.ibict.br/index.php/issn. Acesso em 26 abr. 2021.).

Texto: Equipe Biblioteca

registrado em: