Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 05 > Você já leu o livro Recordações do Escrivão Isaías Caminha?
conteúdo

Geral

Você já leu o livro Recordações do Escrivão Isaías Caminha?

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz para a semana a dica de leitura da obra Recordações do Escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto.

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz para a semana a dica de leitura da obra Recordações do Escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto.

A narrativa se concentra nos relatos de Isaías Caminha que descreve sua visão de mundo, sua experiência mundana no Rio de Janeiro, o esforço de mudar de vida, sua ascensão profissional e o choque de realidade. Após a leitura de um artigo de jornal da época, Isaías decide estudar na capital com o sonho de tornar-se “doutor”, porém, encontra várias dificuldades por causa da sua cor e condição social e acaba trabalhando na redação de um jornal, não concretizando o seu sonho.

Depara-se, então, com uma realidade de hipocrisia, aparências e desonestidade. Sua ascensão profissional, contudo, é marcada pela morte de certo colega de trabalho e pela descoberta de informação pessoal sobre seu chefe, que o leva rapidamente da condição de um simples contínuo à de jornalista, como forma de manter esse segredo. Contudo, devido à amargura que toma conta de sua vida, começa a refletir sobre sua condição profissional. Quer saber mais?

Acesse: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000157.pdf

registrado em: