Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 06 > Campus São João del-Rei abre processo eleitoral para Conselho de Campus e subcomissões

Destaque

Diante do encerramento de diversos mandatos no Conselho de Campus e nestas subcomissões, o IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei está promovendo um processo eleitoral amplo que permitirá o preenchimento de 32 vagas entre titulares e suplentes. Inscrições até 08 de junho.

A Diretora-Geral do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Campus São João del-Rei divulga nesta quarta-feira, dia 2 de junho de 2021, o edital eleitoral local para escolha dos representantes docentes e representantes dos técnico-administrativos na Subcomissão Própria de Avaliação (SPA);  representantes docentes na Subcomissão Permanente de Pessoal Docente (SPPD); representante docente, representante técnico administrativo, representante discente do curso técnico e representante discente do curso de graduação no Conselho de Campus e membros representantes dos técnico-administrativos na Subcomissão Interna de Supervisão (SCIS) do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei.

Diante do encerramento de diversos mandatos no Conselho de Campus e nestas subcomissões, a Direção de Desenvolvimento Institucional (DDI) em articulação com o Comitê Eleitoral Local do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei está promovendo um processo eleitoral amplo que permitirá o preenchimento de 32 vagas de representação entre titulares e suplentes. As inscrições tiveram início em 31 de maio, com a publicação do edital e seguem até 08 de junho.

"A estrutura organizacional do Campus São João del-Rei abrange a integração e articulação de diversos órgãos colegiados, representativos e executivos”, explica a Professora Priscila Souza Pereira, diretora de Desenvolvimento Institucional do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei. Segundo Priscila, tal estrutura permite que as decisões administrativas, didático-pedagógicas e disciplinares sejam debatidas e propostas de maneira menos centralizada, possibilitando a participação mais efetiva dos servidores, dos discentes e da comunidade na política e desenvolvimento do campus.

Para participar, os interessados devem se inscrever como candidatos às vagas específicas de cada categoria e anexar os documentos constantes no edital no formulário próprio de inscrição. O edital, os anexos e o formulário estão disponíveis no link: https://www.ifsudestemg.edu.br/editais/sjdr/eleicao

“É de extrema relevância o engajamento dos servidores e discentes neste momento de escolha dos seus representantes para os conselhos e subcomissões que estão com vagas disponíveis para novos membros, conforme os editais eleitorais divulgados. Cabe destacar ainda, que todo o processo eleitoral será conduzido remotamente, possibilitando que candidatos e eleitores participem de forma efetiva e segura.", conclui a Professora Priscila.

Sobre as vagas

O processo eleitoral ocorrerá para a escolha dos seguintes membros:

I. Um representante titular e um suplente do segmento técnico administrativo para o Conselho de Campus;

II. Um representante titular e um suplente do segmento docente para o Conselho de Campus;

III. Um representante titular e um suplente do segmento discente do curso técnico para o Conselho de Campus;

IV. Um representante titular e um suplente do segmento discente do curso de graduação para o Conselho de Campus;

V. Três representantes titulares e três suplentes do segmento técnico-administrativo para a Subcomissão Interna de Supervisão (SCIS)

VI. Três representantes titulares e três suplentes do segmento técnico-administrativo para a Subcomissão Própria de Avaliação (SPA)

VII. Três representantes titulares e três suplentes do segmento docente para a Subcomissão Própria de Avaliação (SPA)

VIII.  Três representantes titulares e três suplentes do segmento docente para a Subcomissão Permanente de Pessoal Docente (SPPD)

Sobre o Conselho de Campus

Segundo o Regimento Interno do Conselho de Campus, esta instância é o órgão consultivo e deliberativo que tem a finalidade de colaborar para o aperfeiçoamento do processo educativo e de zelar pela correta execução das políticas do Campus.

Sobre a SCIS

A Subcomissão Interna de Supervisão (SCIS) constitui-se num órgão responsável pelo acompanhamento e implantação do plano de carreira dos técnicos administrativos em todas as suas etapas, dentre outras atividades e é constituída por representantes dos servidores da categoria.

Sobre a SPPD

Segundo o site institucional, a Subcomissão Permanente de Pessoal Docente (SPPD) é um órgão de assessoramento à direção das instituições federais de ensino, definida e normatizada pelo Decreto nº. 94.664, de 23 de julho de 1987, e pela Portaria Ministerial nº. 475, de 26 de agosto de 1987, respectivamente, que visa ao acompanhamento e formulação da política de pessoal docente destas instituições.

Sobra a SPA

Segundo o site institucional, a Subcomissão Própria de Avaliação (SPA) é órgão do Campus São João del-Rei cuja atividade consiste em um processo de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo. Tem por objetivo identificar o perfil da instituição e o significado de sua atuação por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, observados os princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e as singularidades do IF Sudeste MG.

Clique aqui e acesso o edital e formulário de inscrição