Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 06 > Núcleo de Educação do Campus São João del-Rei realiza aula magna

Núcleo de Educação do Campus São João del-Rei realiza aula magna

Alunos de Letras e Pós-Graduação em Didática e Trabalho Docente participam de palestras sobre Educação Linguística, Cidadania e Direitos humanos

Professores do Núcleo de Educação realizam nesta quinta-feira, dia 10 de junho, a aula magna do curso de Letras e Pós-Graduação em Didática e Trabalho Docente do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei.

A aula inaugural (Aula Magna) é considerada um evento de grande importância e muito comum aos cursos da área de Educação. Na aula magna, o convidado é uma pessoa, cuja contribuição é amplamente reconhecida, para ministrá-la.  Segundo os organizadores, tem como objetivo, além de acolher os estudantes ingressantes, promover reflexões sobre temas importantes referentes à profissão relativa ao curso.

Apesar de o semestre letivo ter iniciado em 17 de maio, a última chamada para os cursos de graduação teve seu resultado final no dia 02 de junho, por isso, optou-se por realizar a aula em junho para que, um número maior de alunos veteranos e ingressantes pudessem participar do evento.

Para o ano de 2021, a aula inaugural dos cursos Licenciatura em Letras e Pós-Graduação em Didática e Trabalho Docente terá como tema "Educação Linguística, Cidadania e Direitos humanos” e pretende refletir sobre os desafios do ensino da linguagem comprometido com a justiça social.

O convidado deste ano é o Professor Dr. Alexandre Cadilhe que é, atualmente, professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Departamento de Educação (área de Ensino de Língua Portuguesa), no Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de pesquisa Discurso, práticas e ideias em processos educativos) e no Programa de Pós-Graduação em Linguística (Linha de pesquisa Linguagem e Humanidades). Tem ainda experiência na área de Educação e Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise da interação e do discurso; Estudos de Letramentos; Estudos Decoloniais, Gênero e Sexualidade; Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, Formação de Professores/as de Línguas.

“Esperamos que, com esse evento, possamos ampliar a reflexão sobre as práticas docentes e o papel do professor como agente político na formação dos alunos. Chamar a atenção para a importância da pesquisa em nossa profissão e, principalmente, acolher os estudantes ingressantes”, explica Professora Priscila Sant'Anna, umas das responsáveis pelo evento.

Professora Priscilla ressalta ainda a importância da realização de atividades como essa em meio ao contexto do ensino remoto, “ pois possibilitam a construção e fortalecimento de vínculos e saberes entre os estudantes, professores, servidores e comunidade acadêmica como um todo nesse momento em que não podemos estar presencialmente no Instituto”, conclui.

O evento será transmitido nesta quinta-feira, dia 10, às 19h no canal do Projeto Pertencer no Youtube, projeto de Extensão que em 2020 promoveu a aproximação dos estudantes do Campus e professores das escolas parceiras.

A transmissão será no link: https://youtu.be/nwFPo8vaG24