Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 06 > Projeto IF Mais Empreendedor do Campus São João del-Rei dá início às suas atividades

Extensão

Exibir carrossel de imagens O comércio eletrônico no país cresceu 41% em 2020, faturando R$ 87,4 milhões, mais alta em 13 anos

A pandemia da COVID-19 trouxe novos desafios ao comércio e pequenos empreendedores em todo país. Uma alternativa nesse cenário é o comércio digital. Para capacitar comerciantes locais de móveis e artesanato em ferramentas do e-commerce, o IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei dá início nesta segunda-feira, dia 07 de junho a sua edição do Projeto IF Mais Empreendedor.

O Projeto IF Mais Empreendedor Nacional está sendo desenvolvido em diversos campi do Instituto Federal. Cada projeto deverá atender no mínimo 5 empreendimentos, portanto, mais de 1300 empresas serão atendidas pelo programa em todo país.

No Campus São João del-Rei, o projeto está sob coordenação do Professor Leandro Vieira Barros e coorientação do professor Celso Luiz de Souza. Conta ainda com a participação de seis bolsistas. O edital de seleção dos bolsistas já aconteceu. Foram selecionados 01 bolsista do curso Técnico em Administração, 01 do curso de Gestão em Recursos Humanos, 02 bolsistas de Gestão de Tecnologia da Informação e 02 do curso de Tecnologia em Logística. A ideia é desenvolver o projeto de forma interdisciplinar, gerando interação entre os diferentes níveis de cursos e áreas de conhecimento dos cursos do IF Sudeste MG no campus.

Trata-se de um projeto de Extensão Tecnológica para o atendimento, apoio e orientação à Micro e Pequenos Empreendedores (MPE) e Empreendedores Individuais. Assim, o objetivo do projeto consiste em capacitar os empreendedores individuais e as MPEs, dos setores de artesanatos e de móveis rústicos produzidos no município de Santa Cruz de Minas – MG, propiciando a inserção deles no comércio eletrônico por meio das principais plataformas do e-commerce.

“A importância do projeto é que são ferramentas do e-commerce, para que as empresas e lojas de artesanato elas possam ganhar divulgação e ganhar mercado e os consumidores possam encontrar com mais facilidade e assim aumentar suas vendas somada às vendas em suas lojas físicas”, explica Professor Leandro, coordenador do projeto.

Para se ter uma ideia da importância atual do comércio digital, segundo o site https://www.istoedinheiro.com.br , somente em 2020, o e-commerce teve um aumento acumulado no ano de 41% em relação a 2019, atingindo faturamento de R$ 87,4 milhões, a maior alta de 13 anos. “A partir dessa capacitação, as empresas poderão colocar seus produtos no e-commerce e assim ter mais uma opção de venda, gerando emprego e renda para aquela localidade”, reforça Professor Leandro.

Em Santa Cruz de Minas, serão atendidos cinco empreendimentos que foram selecionados por Cláudio Santos e pela Jesulaine Lopes, do setor de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas, local onde o projeto será desenvolvido.

Outra vantagem é para os alunos bolsistas. Ao participarem do projeto, eles poderão aprender na prática a atuação em suas áreas de formação, reforçando a formação integral do estudante e a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão defendida como um dos pilares do IF Sudeste MG.