Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 06 > Você já leu Relíquias da Casa Velha, de Machado de Assis?
conteúdo

Ensino

Você já leu Relíquias da Casa Velha, de Machado de Assis?

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz como dica para essa semana a obra Relíquias da Casa Velha, de Machado de Assis. Trata-se de uma coletânea de contos, publicada dois anos antes da morte do autor.

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz como dica para essa semana a obra Relíquias da Casa Velha, de Machado de Assis. Trata-se de uma coletânea de contos, publicada dois anos antes da morte do autor. Narram situações de lembranças, abordando em vários contos, os sentimentos humanos (amor, morte, traição, amizade, tristeza, felicidade, etc.) relacionando-os a passagens ocorridas em uma vida, ou em uma casa, ou em uma sociedade.

“Uma casa tem muita vez as suas relíquias, lembranças de um dia ou de outro, da tristeza que passou, da felicidade que se perdeu. Supõe que o dono pense em as arejar e expor para teu e meu desenfado. Nem todas serão interessantes, não raras serão aborrecidas, mas, se o dono tiver cuidado, pode extrair uma dúzia delas que mereçam sair cá fora.

Chama-lhe à minha vida uma casa, dá o nome de relíquias aos inéditos e impressos que aqui vão, ideias, histórias, críticas, diálogos, e verás explicados o livro e o título. Possivelmente não terão a mesma suposta fortuna daquela dúzia de outras, nem todas valerão a pena de sair cá fora. Depende da tua impressão, leitor amigo, como dependerá de ti a absolvição da má escolha.” (ASSIS, Machado de. Relíquias de Casa Velha.).

Faz também uma relação entre o passado e o presente, como por exemplo, aborda o tema escravidão no conto “Pai contra mãe” em que nos leva a perceber que embora a história se passe na época da escravidão, é como se fosse escrita posteriormente.

Quer saber mais? Acesse: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000107.pdf

Texto: Equipe da Biblioteca

Arte: João Guilherme Valo

 

registrado em: