Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 06 > Você sabe o significado daqueles códigos da etiqueta colada no livro da Biblioteca?
conteúdo

Geral

Você sabe o significado daqueles códigos da etiqueta colada no livro da Biblioteca?

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz essa semana uma das dicas importantes utilizada na localização, organização, controle e manuseio de um livro na biblioteca: os códigos da etiqueta colada na lombada do livro. Afinal, você sabe o significado deles? Esses códigos indicam o endereço do livro na estante da biblioteca e contém as seguintes informações: 

 

  • Número que corresponde ao assunto da obra na tabela de classificação utilizada (a maioria das bibliotecas usa a Classificação Decimal de Dewey (CDD), em que as áreas do conhecimento são divididas em dez;
  • Número que corresponde ao autor da obra, composto pela primeira letra do último sobrenome do autor + o número que representa o sobrenome do autor + a primeira letra do título da obra;
  • Edição se não for a primeira;
  • Volume da obra se pertencer a uma coleção;
  • Número do exemplar se a biblioteca possuir mais de um.

Veja como exemplo o seguinte livro da nossa biblioteca e sua etiqueta de identificação: 

 

MOLINARI, Leonardo. Testes de Software: produzindo sistemas melhores e mais confiáveis. 4. ed. São Paulo: Érica, 2008.

Na imagem, que segue nessa dica, está o Exemplo de etiqueta da nossa Biblioteca.

“005.1” é o número de classificação do assunto, “M” é a primeira letra do sobrenome do autor, “722” é o número correspondente do autor. O “t” é a primeira letra do título da obra. “4. ed.” é a edição, “2008” é o ano de publicação e “e.2” é o número do exemplar.

Vale lembrar que é possível ainda que sejam inseridos o número do tombo acompanhado ou não de siglas referentes à biblioteca. 

(Fonte: Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região (CRB-8), [Descomplicando a Biblioteconomia] Desvendando a etiqueta dos livros da Biblioteca. Disponível em:  http://www.crb8.org.br/descomplicando-a-biblioteconomia-desvendando-a-etiqueta-dos-livros-da-biblioteca/. Acesso em:  07 maio 2021.).

 

Texto: Equipe Biblioteca

Arte: Juliana Rodrigues

registrado em: