Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 07 > Biblioteca esclarece a diferença entre palavras-chave e descritores
conteúdo

Ensino

Biblioteca esclarece a diferença entre palavras-chave e descritores

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz como dica para essa semana a informação sobre a diferença entre palavras-chave e descritores. Afinal, qual é a diferença entre eles?

As palavras-chave são termos escolhidos por um autor para resumir os temas principais de um determinado trabalho, identificando as ideias e os temas mais importantes, que servem de referência a pesquisas. São usadas na realização de uma pesquisa nos buscadores, como o Google e ajudam, por exemplo, no sucesso das buscas de um trabalho numa base de dados. São aleatórias e retiradas de textos de linguagem livre, embora, preferencialmente, devam ser escolhidas através de um vocabulário controlado, ou seja, a partir de termos comuns à área de pesquisa em que o trabalho se encontra. 

Já os descritores são termos padronizados escolhidos por especialistas, organizados de forma hierárquica, de acordo com a terminologia de cada área, de modo a facilitar a localização de dados em bases específicas.  Fica a dica! 

(Fonte: BRANDAU, Ricardo; MONTEIRO, Rosangela; BRAILE, Domingo M. Importância do uso correto dos descritores nos artigos científicos. Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, São José do Rio Preto, v. 20, n. 1, p. 7-9, jan./mar. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-76382005000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382005000100004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 jun. 2021.).

 

Texto: Biblioteca do Campus SJDR

Arte: João Vallo

registrado em: