Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 07 > Direção de Pesquisa divulga oportunidades em editais da CNPq
conteúdo

Pesquisa

Direção de Pesquisa divulga oportunidades em editais da CNPq

A Pró- Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Sudeste MG e os Dirigentes de Pesquisa dos campi tornaram público, no dia 17 de junho, o presente Edital visando à seleção de projetos de pesquisa ao XII Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para os campi de Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, São João del-Rei, Santos Dumont e Ubá. As inscrições seguem até dia 16 de julho de 2021.

Os editais destinam-se aos servidores (docentes e técnico-administrativos) que possuem interesse em desenvolver um projeto de pesquisa científica, no âmbito do IF Sudeste MG, com a contemplação de bolsas para os alunos participantes. Ao todos, são três editais que encontram- se abertos para públicos específicos:

 

Edital 04/2021- Pibic: os projetos submetidos devem contemplar a participação de alunos do ensino superior;

Edital 05/2021- Pibic Jr: os projetos submetidos devem contemplar a participação de alunos do ensino médio e ensino profissional;

Edital 06/2021- Pibiti: os projetos submetidos devem contemplar a participação dos alunos do ensino superior, porém esses projetos necessitam estar vinculados ao desenvolvimento tecnológico ou processos de inovação.

 

“Para os servidores, um projeto de Iniciação Científica consiste em uma ferramenta de investigação que permite uma experiência de ensino mais aprofundada em tema específico em que tenha interesse”, explica a diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei, Professora Isabel Cristina Adão Schiavon e completa: “Para os alunos, trata-se de uma oportunidade de desenvolvimento de maior senso crítico, criatividade, disciplina, entre outros pontos, além de permitir uma ampliação da visão de mundo”.

Nesse sentido, Professora Isabel ressalta a importância dose servidores participarem, criando oportunidade de desenvolvimento de pesquisas e oportunidade de bolsas aos alunos do Campus SJDR. A Direção de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação espera que no ano de 2021, mesmo com as restrições impostas pela pandemia, os servidores submetam suas propostas, mantendo o índice de participação crescente da instituição em relação aos demais campi e Reitoria do IF Sudeste MG.

 

Clique aqui para acessar o Edital 04/2021- Pibic

Clique aqui para acessar o Edital 05/2021- Pibic Jr.

Clique aqui para acessar o Edital 06/2021- PIBITI

registrado em: