Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 07 > IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei tem alunos classificados para 16ª OBMEP

IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei tem alunos classificados para 16ª OBMEP

Seis alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IF sanjoanense foram classificados para a 2ª fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia da COVID-19 e as adaptações como o Ensino Remoto Emergencial (ERE), o IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei tem motivos para comemorar. Seis alunas dos cursos Técnico Integrado em Meio Ambiente e Edificações da instituição se classificaram para a 2ª fase da 16ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas)

Motivadas pela professora de Matemática, Waldilainy de Campos, as seis alunas: Ana Lara Carvalho, Aline Carmem Leite e Marina de Fátima Rezende (Meio Ambiente) e Caynara Aparecida de Sousa, Rafaela Rosa Carvalho e Maria Júlia do Carmo Assunção (Edificações) participaram com mais 25 colegas, sendo classificadas para a 2ª fase.

“Acho interessante que os alunos façam as olimpíadas com a bagagem que possuem. Disponibilizei aos alunos provas e resoluções da OBMEP de anos anteriores para que conhecessem o perfil da prova”, explica Professora Waldilainy. Ela ainda se colocou à disposição dos participantes para que pudessem tirar dúvidas das questões.

A prova, no Campus São João del-Rei foi realizada no dia 17 de julho. O resultado oficial ainda não saiu, mas pelo desempenho das “meninas da Matemática” terão pontuação suficiente para a classificação.

“É importante a participação dos alunos em olimpíadas, pois além de identificar jovens talentos contribui, também, na integração dos estudantes com as universidades federais e a sociedade científica”, conclui a professora.

As provas da 1ª fase da 16ª OBMEP foram abertas em 28 de junho e seguem até 03 de agosto.

Sobre a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Criada em 2005, a OBMEP tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

As questões da 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) são problemas que envolvem, além dos conteúdos de sala de aula, situações do dia a dia, raciocínio lógico e interpretação de textos para a resolução dos exercícios. Para ajudá-lo a se preparar melhor para a prova, separamos algumas dicas de estudo. Confira!