Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 07 > Programa de Extensão realiza minicurso sobre RAP

Programa de Extensão realiza minicurso sobre RAP

Nos dias 10, 17 e 24 de julho, o Programa de Extensão Centro de Linguagens e de Letramentos (CELL) do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei, realizou o minicurso o Minicurso RAP: Identidade Cultural, ministrado por um grupo de alunas voluntárias do curso de Letras, tendo como público- alvo os alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Meio Ambiente e Edificações) do próprio campus.

“O minicurso teve como objetivo visar a valorização cultural do gênero Rap - enquanto agente de transformação social, sendo ele a voz dos indivíduos marginalizados, responsável pela formação de identidade e autoafirmação dos sujeitos”, explica Professora Janaína Rufino, uma das orientadoras do projeto.

Segundo Professora Janaína,  buscou-se promover o diálogo e a reflexão que as letras das canções instigam, considerando que é uma linguagem acessível ao público do evento formado por adolescentes. “O Rap faz parte,  portanto, de seu cotidiano, assim poderemos alinhar o gênero musical (que os adolescentes já têm familiaridade), ao letramento literário”, conta as estudantes Cláudia e Ariene do 1º período de Letras..

De acordo com a proposta do próprio do Programa de Extensão CELL, é por meio do letramento que é possível formar leitores críticos, sujeitos ativos enquanto pertencentes de uma sociedade, capazes de perceberem as injustiças e conseguirem de alguma forma promover mudanças.

A atividade animou os alunos do Ensino Médio. Cerca de 20 pessoas participaram do minicurso on-line entre participantes do IF Sudeste MG- Campus SJDR, alunos de outras instituições e alguns convidados, como Lariella e DJ Inox.

O resultado foi tão positivo que surgiu do minicurso a ideia de uma possível organização de um evento que congregue a comunidade do RAP são joanense e o IF Sudeste MG.

Texto: Janaína Rufino

Edição: Juliana Rodrigues