Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 07 > Residentes Pedagógicos organizam a 1ª Festa Junina Virtual da Escola Municipal Carlos Damiano Fuzatto

Extensão

Vinculado ao edital 13/2020, implementado pela Capes e ofertado pelo IF Sudeste MG - campus São João del-Rei/Letras, o Residência Pedagógica é um programa de iniciação à docência que visa potencializar a formação de licenciandos a partir da sua inserção na realidade educacional da prática docente. Durante o ensino remoto, vem desenvolvendo, virtualmente, desde novembro de 2020, algumas ações com as escolas associadas ao programa.

Uma delas é a Escola Municipal Carlos Damiano Fuzatto, cuja equipe de atividade é constituída por: Profª Drª Janaína de Assis Rufino (coordenadora do programa); Profª Eliza Alvim (preceptora da Educação Básica); Ana Cláudia Rosas, Cibeli Miranda, Dayane Mariano, Daniel Lopes, Débora Lúcia, Fernanda Ribeiro, Franciele do Carmo, Marise dos Santos, Mônica Alves, Millena Dánily, Neuza Salatiel (residentes); e os alunos dos 7º ao 9º anos. Autorizados pela diretora da instituição concedente, Deborah Abreu.

Esse, tem como prioridade promover ações lúdicas e interacionais a fim de estabelecer relações com o conteúdo já estudado em sala de aula. Neste período de isolamento, essas propostas estão sendo ressignificadas e, com isso, a utilização dos recursos tecnológicos tornam-se indispensáveis para a efetivação dela. Por exemplo, o Instagram (@residenciapedagogica_if), por onde são publicados conteúdos e posts que tratam das ações desenvolvidas pelos residentes, e o Whatsapp, onde há a comunicação entre os integrantes do programa e o compartilhamento de informações administrativas da escola.

Excepcionalmente, as atividades do Residência tomaram uma amplitude ainda maior, no mês de junho, quando aconteceu a 1ª Festa Junina Virtual da Escola Carlos Damiano Fuzatto (CAIC), organizada e desenvolvida com o apoio dos residentes. Ocorrido de forma síncrona, no dia 26, através do Google Meet, o evento teve a participação da equipe pedagógica da instituição, dos estudantes, desde o Ensino Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, ao Ensino Fundamental Anos Finais, e de seus familiares. Durante a festa foram promovidas brincadeiras como: Caça palavras; O que é o que é?; Bingo; Correio elegante; e coroação do Rei Rainha, Príncipe e Princesa da Pipoca. Ao todo, estima-se a presença de 80 a 90 participantes entre os horários de 09h00 a 12h00.

E vocês já conhecem o Residência Pedagógica? Apareçam por lá:

Texto: Janaína Rufino