Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 08 > Estudantes do Campus São João del-Rei são classificados na Olimpíada Nacional de Ciências

Pesquisa

Em 2021, apesar do contexto adverso da pandemia da COVID-19, 52 alunos dos cursos Técnicos Integrados (Meio Ambiente e Edificações) do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei participaram pela primeira vez da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

Desses 52 participantes, 18 alunos foram classificados para a 2ª fase da Olimpíada. Para participar os alunos contaram com o apoio das professoras de Biologia (Alessandra Furtado e Fernanda Aihara), Química ( Viviane Guilarduci) e Física (Elaine Carvalho).

Os estudantes disputam em níveis diferentes de acordo com seu nível (A, B, C, D e E) de escolaridade entre o 6° ano do Ensino Fundamental e o 3° ano do Ensino Médio ou 4° do Ensino Técnico ( nos casos em que os cursos Integrados são de quatro anos). Os alunos respondem a questões relacionadas às disciplinas relacionadas ao ensino de Ciências, são elas: Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

Em nome de todas as docentes, a Professora Alessandra Furtado garantiu que todas estão animadas com a classificação e ressalta a importância da ONC para os alunos do Ensino Médio Integrado: “As olimpíadas do conhecimento existem como forma de incentivo aos estudantes de um modo geral, descobrindo novos talentos e incentivando a boa prática de se estudar, não como forma de "competição", mas como incentivo” conclui.

Sobre a ONC

Segundo o site oficial, a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa “Ciência na Escola” e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) ; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.

Alunos classificados

Veja os alunos que passaram para a 2ª Fase da ONC:

Alunos do 1º ano classificados na 1ª Fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC):

- Ana Lara Carvalho,

- Bianca Resende Silva,

- Hannah Montenegro Neves da Rocha,

- Lorena Maria Marinho Nascimento,

- Lucas Elbert Carvalho Morethson,

- Maria Isabel Santana,

- Matheus Valeriano Resende do Nascimento

- Rauan Ronald Selestino Ferreira.

Alunos do 2º ano classificados na 1ª Fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC):

- Aleilsa Claudiane de Andrade,

- André Pinto Rodrigues, Antônio Carlos Rios de Almeida,

- Caynara Aparecida de Sousa,

- Gustavo Henrique Trindade Santos,

- Jeniffer Tauane Sales de Sousa Santana,

- Lara Lima,

- Lucas Albinati Guimarães,

- Maria Vitória do Carmo Oliveira,

- Ozias Gustavo Teixeira Ávila da Silva,

- Sabrina de Paula Guimarães.