Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 08 > Programa de Residência Pedagógica comemora o Dia do Estudante em escola pública de São João del-Rei

Ensino

No dia 14 de agosto de 2021, estudantes do curso de Letras (Português/Espanhol) que fazem parte do Programa de Residência Pedagógica do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei, comemoraram o Dia do Estudante junto aos alunos da Escola Estadual Governador Milton Campos (Polivalente).

Sob orientação da Professora Janaína de Assis Rufino, esse evento foi uma gincana realizada totalmente on-line com os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Segundo a coordenadora do projeto, Professora Janaína, uma maneira lúdica e prazerosa de participarem das atividades. As residentes se dividiram em dois grupos: um para a programação do Ensino Médio e outro para a do Ensino Fundamental.

Antes da gincana, foi organizada uma apresentação cultural. João Henrique da turma do 8.3, no violão junto a sua mãe Giovana apresentaram a música "Tocando em frente" de Almir Sater. Otávio Monteiro, da turma do 6.3, tocou a canção "Pour Elise" de Beethoven no teclado. Já o aluno Pedro Ribeiro do 3.4 gravou uma apresentação tocando violão e cantando a música “Mais um dia”, de Juliano Som.

Depois das apresentações culturais, começou a gincana com interação dos alunos e brindes para os ganhadores. No Ensino Médio, os alunos participaram de um Quiz, no Kahoot, e com a atividade “Laço de Palavras”. Já no Ensino Fundamental, as brincadeiras foram: “Adivinhe quem é a celebridade”, “Soletrando”, ”História Coletiva”, “Agilidade é tudo” e “O que é, o que é?”

A atividade contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas.  Para os organizadores, a participação foi animada e se deu pelo interesse dos estudantes de estar em contato com a escola, devido ao isolamento social imposto a 18 meses  pela pandemia da COVID-19.

Para o aluno Otávio Monteiro do 6 º ano 3 do Ensino Fundamental contou “o sábado letivo foi muito legal, as brincadeiras e as apresentações foram muito divertidas”. Já o aluno Anderson da turma do 3° ano 4 do Ensino Médio relatou: "Neste sábado, tivemos esse evento do Dia do Estudante e foi muito divertido, com diversas brincadeiras e, ainda por cima, aprendemos bastante. Foi uma maneira bem legal de se fazer aula diferente. Adorei participar!”

Segundo Maria de Fátima dos Santos Silveira, preceptora de Residência Pedagógica de Português na escola, comentou que a homenagem aos estudantes organizada pelas residentes “foi maravilhosa e que os alunos presentes ficaram empolgadíssimos com as brincadeiras e com os brindes oferecidos”.

"Como residente, acredito que esse momento foi uma maneira diferente de comemorar o Dia do Estudante. Foi bastante legal, pois mesmo com dinâmicas pude perceber que também ensinamos nossos alunos, como por exemplo na brincadeira do soletrando.”, conclui Cleide, uma das alunas residentes.