Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 08 > Saberes e Fazeres lança quinto volume no Festival de Inverno da UFSJ

Saberes e Fazeres lança quinto volume no Festival de Inverno da UFSJ

Todas as instituições de ensino superior tiveram que se reinventar para manter acessa a chama da educação em meio ao contexto da pandemia da COVID-19 que já se arrasta há 1 ano e meio. Com a UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei) não foi diferente. A instituição está realizando de 21 a 29 de agosto o 31° Inverno Cultural da UFSJ com o tema: HOTXUÁ: ALEGRIA, CURA E SABEDORIA!

Em meio a essa programação, nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, às 17h30, acontecerá o lançamento do quinto volume da coletânea Saberes & Fazeres organizado pela Direção de Extensão do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei.

Isso mesmo! Chegamos ao quinto volume do livro coletânea Saberes e Fazeres. Esse volume reúne 12 artigos, selecionados pela comissão organizadora da Direção de Extensão e se inscreveram por meio de uma chamada pública publicada em 2020. Esses artigos relatam experiências de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas no Campus São João del-Rei ao longo dos anos de 2019 e 2020.  “São 12 trabalhos nas mais diferentes áreas do conhecimento e de atuação que reflete bem a diversidade do próprio IF Sudeste MG e demais instituições de ensino envolvidas”, explica Igor Cerri um dos organizadores do livro.

Segundo Igor, os organizadores e colaboradores optaram por este ano, diante do contexto da pandemia da COVID-19 que permanece este ano, fazer o lançamento durante a programação virtual do 31° Inverno Cultural da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei) que será totalmente on-line em 2021.

A UFSJ é uma parceira de longa data do IF sanjoanense. Mas, a participação no lançamento da coletânea também se deu por meio de inscrição na chamada pública do evento para os interessados em proporem atividades. “ O lançamento da Saberes& Fazeres no Festival de Inverno da UFSJ coaduna com sua proposta enquanto atividade extensionista, promovendo a discussão sobre o conhecimento que nós produzimos e colocar essas experiências e relatos em questão para além dos muros do Campus SJDR”, reforça Igor.

Mais informações sobre o lançamento no link:

Informações sobre a programação completa do Festival no link:

Segue o link para a transmissão do evento no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=My5AMMPURXs

Sobre o Inverno Cultural

O Inverno Cultural UFSJ é um dos principais festivais de artes integradas do interior do Brasil. Com uma trajetória de 31 edições desde 1988, ocorre sempre nas férias letivas do meio do ano e volta-se para a valorização de distintas expressões artísticas e culturais na cidade de São João del-Rei e região do Campo das Vertentes. As atividades são totalmente gratuitas e, tradicionalmente, ocorrem em espaços públicos (ruas e praças de diversos bairros), campi da UFSJ e equipamentos culturais, como teatro municipal, galerias, museus, centros culturais, dentre outros, formando um circuito e um convite para que os sujeitos vivenciem encontros na e pela cidade através da arte e cultura.

Nesta edição, contudo, devido à pandemia de Covid-19, o festival será realizado totalmente em formato online, aqui, pelo site! As atividades (espetáculos, exposições, shows, oficinas e afins) são inteiramente gratuitas. Parte da programação também será retransmitida pela Rádio Emboabas AM e FM.

HOTXUÁ: ALEGRIA, CURA E SABEDORIA!

Para a edição de 2021, ano comemorativo dos 32 anos do festival, o Inverno Cultural inspira-se na prática cômica ritualística do xamã do riso “Hotxuá”, do povo indígena Krahô, do norte do Tocantins, para afirmar a alegria como elemento-base da sociedade, em que o brincar e o fazer rir constituem-se como práticas necessárias para o estabelecimento de laços, harmonia, equilíbrio social e resistência.